Na sequência da aposentação, a 31 de janeiro, do diretor-geral Silvestre de Almeida Lacerda, a Ministra da Cultura designa Luís Filipe Santos para o cargo de diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
A nomeação tem efeito a partir de hoje, dia 3 de fevereiro, para garantir o normal e eficaz funcionamento da DGLAB até ao desfecho do procedimento concursal junto da CReSAP. O novo diretor-geral, Luís Filipe Santos, é mestre em Ciências Documentais e exerceu, entre julho de 2015 e julho de 2020, o cargo de subdiretor-geral da DGLAB, assumindo agora, em regime de substituição, Silvestre de Almeida Lacerda, em funções desde 2015.
Luís Filipe Santos é licenciado em Língua e Cultura Portuguesas (ensino de), pelo Departamento de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), sendo detentor do curso de especialização em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação na vertente de Biblioteconomia do Departamento de História da Universidade de Évora.
Mestre em Ciências Documentais pela Faculdade de Artes e Letras da UBI, desempenhou, de julho de 2015 a julho de 2020, as funções de subdiretor-geral da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.
É técnico superior do mapa de pessoal da Câmara Municipal de Alter do Chão. Foi técnico especialista no Gabinete da Ministra da Cultura do XXIV Governo Constitucional, tendo exercido, entre abril e agosto de 2024, funções de chefe de divisão de Museus e Cultura, em comissão de serviço, na Câmara Municipal de Castelo Branco, e, entre setembro de 2022 a abril de 2024, exerceu funções de chefe de divisão de Património Cultural e Bibliotecas na Câmara Municipal de Loures, em regime de substituição.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com