A Lusíadas Dental, marca da Lusíadas Saúde para medicina dentária e estomatologia, inaugurou esta segunda-feira a sua nova Clínica Amoreiras, em Lisboa, que representa “o maior investimento” da empresa num espaço exclusivamente dedicado a cuidados de saúde oral. No total, esta aposta refletir-se-á na criação de perto de 80 postos de trabalho e num aumento de 55% no número de cadeiras de dentista do grupo em Portugal.
Em declarações ao Jornal Económico (JE), o CEO da Lusíadas Dental explicou que, “mais do que uma clínica centrada na healthtech, à semelhança das unidades hospitalares e clínicas da Lusíadas Saúde, esta unidade é sobretudo centrada nas pessoas, as que servem e as que servimos”. “A tecnologia, à semelhança das pessoas ou mesmo dos processos, é uma dimensão a que recorremos para dar resposta aos interesses e necessidades de quem procura os nossos cuidados de saúde. E, mais do que acompanhar as tendências, tentamos antecipar o futuro da saúde e estar na vanguarda das tecnologias de saúde em prol de um serviço cada mais personalizado e com melhores resultados”, afirmou Nuno España.
A nova clínica está localizada no Edifício Amoreiras Plaza, tem 15 gabinetes de consulta e um de imagiologia, um laboratório, uma área de recobro, uma sala de formação e diversas salas de suporte à operação. O investimento realizado pelo grupo, cujo valor não foi revelado, abrangeu as infraestruturas, os recursos humanos “e, não menos importante, os equipamentos de última geração, preparando a clínica para atuar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de patologias da cavidade oral, dos procedimentos mais simples aos mais complexos”, referiu o CEO da Lusíadas Dental.
“Mais do que estarmos focados em medições financeiras diretas ou análises direcionadas para o retorno de curto ou médio prazo de determinados investimentos, fazemos apostas sustentáveis e alinhadas com o nosso compromisso com o país e com a nossa missão de contribuir para vidas mais saudáveis e para a melhoria do sistema de saúde português”, sublinhou Nuno España ao JE.
Desde a criação da Lusíadas Dental, em março do ano passado, foram alcançadas 50 distribuídas por dez clínicas que estão ou integradas em unidades hospitalares do grupo Lusíadas ou em espaços independentes, como o Fórum Algarve. A empresa fechou 2021 com mais de 56 mil consultas e 20 mil clientes atendidos, mas a estratégia de curto prazo prevê a realização de 100 mil consultas, equivalentes a um crescimento de cerca de 80% em termos homólogos, e mais de 35 mil clientes, o que representa um acréscimo de 75% em relação a 2021.
Questionado sobre o contexto de inflação, Nuno España ressalva que o aumento generalizado de custos é uma “realidade transversal” a todos os sectores da economia, pelo que o da saúde não é exceção. “Neste enquadramento, o investimento em tecnologia é, à data de hoje e à semelhança de qualquer outro investimento, mais ponderado e avaliado em maior detalhe e rigor. Os critérios de priorização de investimentos, nos quais se inclui a tecnologia, são mais exigentes”, esclarece. No entanto, o CEO da Lusíadas Dental garante que a inovação está no ADN tanto da Lusíadas Saúde como da marca de saúde oral e não estão previstos desinvestimentos nesta área.
“Não olhamos para os investimentos numa ótica puramente financeira. Sempre que possível, promovemos uma análise mais holística. Isto porque, acreditamos que bons investimentos em saúde potenciam significativas melhorias na qualidade dos cuidados prestados, permitem melhorar a forma como os nossos profissionais trabalham, contribuem para uma melhor experiência do Cliente e também permitem uma maior eficiência dos recursos”, diz.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com