[weglot_switcher]

Madeira: incêndios mobilizam 150 operacionais quando há dois fogos activos

Estão ativos dois fogos (um na Encumeada e outro no Paul da Serra), houve um reacendimento no Curral das Freiras às 12h00, e o incêndio no concelho da Ribeira Brava, que começou na passada quarta-feira, continua ativo, de acordo com o último balanço da Proteção Civil, das 12h30. Chegaram, na madrugada, 15 elementos dos Bombeiros Voluntários da Região Autónoma dos Açores. No concelho de Câmara de Lobos, na zona do Jardim da Serra, mantém-se vigilância ativa.
19 Agosto 2024, 14h13

Os incêndios que continuam a afectar a Região Autónoma da Madeira estão a mobilizar, nesta altura, 150 operacionais. Estão ativos dois fogos (um na Encumeada e outro no Paul da Serra), houve um reacendimento no Curral das Freiras às 12h00, e o incêndio no concelho da Ribeira Brava, que começou na passada quarta-feira, continua ativo, de acordo com o último balanço da Proteção Civil, das 12h30. Chegaram, na madrugada, 15 elementos dos Bombeiros Voluntários da Região Autónoma dos Açores. No concelho de Câmara de Lobos, na zona do Jardim da Serra, mantém-se vigilância ativa.

“Neste momento, estão no terreno mais de 40 veículos de combate a incêndios, mais de 150 operacionais, o meio aéreo (muito ativo e a fazer descargas) e respetiva equipa helitransportada. Além das forças de bombeiros, mantêm-se no terreno elementos do Comando Regional de Operações de Socorro (CROS), IFCN, GNR e PSP, prestando apoio contínuo às operações. No teatro de operações, mantém-se os operacionais da Força Especial de Proteção Civil, que estão a apoiar o combate ao incêndio no Paul da Serra e na zona da Estalagem da Encumeada. 15 elementos dos Bombeiros Voluntários da Região Autónoma dos Açores chegaram à Madeira esta madrugada e já estão no terreno a ajudar no combate ao incêndio”, disse a Proteção Civil.

O mesmo organismo acrescentou que “continua a monitorizar atentamente a evolução dos incêndios e reitera o apelo à população para evitar deslocações às áreas afetadas, pela sua segurança e para garantir uma operação de combate mais eficaz e segura para as equipas que estão no terreno”.

Foi ainda deixado um agradecimento a todos os elementos e entidades envolvidas no combate a este incêndio.

Os incêndios têm levado também ao encerramento de estradas regionais.

A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, através da Direção Regional de Estradas, indicou que estão encerradas as seguintes seções de estradas: “3ª Seção: ER 105 – Entre a Porta da Vila e o Paul da Serra; ER 209 – Entre a Ribeira da Janela e o Paul da Serra. 4ª Seção: ER 105 – Entre a Encumeada e o Paul da Serra (Lombo do Mouro); ER 105 – Entre a Serra d’Água e a Encumeada; ER 209 – Entre a Malhadinha e o Paul da Serra;  ER 210 – Entre os Prazeres e a Fonte do Bispo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.