A Iniciativa Liberal (IL) propõe a substituição da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento pela de Cultura Geral, Atualidade, e Literacia Financeira. A força partidária explica que esta medida tem por objetivo “adequar” o currículo escolar às “exigências” do mundo moderno, “preparando” os alunos com conhecimentos culturais, atualidades e competências financeiras.
“A cultura geral permite aos estudantes adquirir um conhecimento diversificado, promovendo uma compreensão holística do mundo. A inclusão das atualidades no currículo escolar ajudará os alunos a manterem-se informados sobre os eventos contemporâneos, enquanto a literacia financeira lhes dará ferramentas essenciais para gerir com sucesso as suas finanças pessoais”, disse o deputado da Iniciativa Liberal, Nuno Morna.
O partido refere que a proposta destaca também a importância de uma educação que “não apenas forme cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, mas que também os prepare para serem participantes ativos numa sociedade globalizada e num mercado de trabalho em constante mudança”, sublinhando que “a integração destas três áreas-chave reflete uma resposta às necessidades de uma sociedade que exige cada vez mais competências práticas e conhecimento atualizado”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com