[weglot_switcher]

Madeira passa a ter ligação aérea com Nova Iorque

A ligação aérea entre Madeira e Nova Iorque inicia-se a 8 de junho e será feita pela United Airlines.
31 Março 2025, 10h01

Os Aeroportos da Madeira passam a ter ligação aérea com Nova Iorque a partir de 8 de junho, confirmou a ANA – Aeroportos de Portugal, na passada sexta-feira.

A ligação será operada pela companhia aérea United Airlines, que “passa a ser a única companhia americana a operar nos cinco aeroportos ANA, agora com as novas rotas para Faro e Madeira que se iniciam no verão de 2025”.

Em 2024 os Aeroportos da Madeira e do Porto Santo receberam mais de cinco milhões de passageiros, um crescimento de 4,6% face ao ano anterior e mais de 50% face a 2019, indicam os dados da ANA.

“Os aeroportos da Madeira e Porto Santo também consolidaram a sua operação ao longo do ano com um crescimento de 8% na atual temporada de inverno, garantindo um fluxo contínuo de tráfego para além da época alta”, acrescentou a ANA.

A ANA adiantou também que para além da ligação entre Madeira e Nova Iorque vão estar ainda disponíveis novos destinos diretos que abrangem os Aeroportos da Madeira. Na lista estão: “Nantes e Londres (Luton) com a easyJet (14 rotas diretas à Madeira da companhia aérea); Edimburgo (Escócia) com a Ryanair (marca o retorno do segundo avião baseado na Madeira); Shannon (República da Irlanda) com a Ryanair; Milão (Malpensa) com a Ryanair; Bruxelas com a Brussels Airlines (regresso); Londres (Luton) com a Jet2.com; Nuremberga (Alemanha) com a Condor (operada pela Marabu); Bournemouth (UK) com a Jet2.com.

A entidade responsável pelos aeroportos nacionais disse ainda, relativamente aos Aeroportos da Madeira, que se estendem para o verão de 2025 as seguintes rotas que foram inauguradas durante o inverno de 2024. “Reiquiavique (Islândia) com a Play Airlines; Amesterdão com a easyJet; Colónia com a Eurowings; Estocolmo com a SAS.

A ANA dá ainda conta dos investimentos que tem feito nos Aeroportos da Madeira para melhorar as infraestruturas.

“Para suportar o crescimento sustentado do tráfego e garantir elevados padrões operacionais, estamos a implementar um programa robusto de investimentos em infraestrutura e tecnologia, abrangendo todos os aeroportos sob nossa gestão. Estão a ser realizadas significativas melhorias no terminal, algumas já concluídas, como a criação de um novo lounge e do canal de fast lane na área de segurança, novas lojas e novos espaços que melhoram a experiência do passageiro nos aeroportos da Madeira”, referiu a ANA.

Está ainda a ser instalada tecnologia biométrica nas portas de acesso e embarque e também centrais fotovoltaicas na Madeira e no Porto Santo. A ANA está ainda a aproveitar os ventos com a integração de Micro Eólicas no perímetro aeroportuário.

A ANA destaca ainda o investimento que será efetuado no Aeroporto do Porto Santo com o desenvolvimento de um novo terminal que “permitirá duplicar a capacidade operacional, num investimento superior a 50 milhões de euros”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.