[weglot_switcher]

Madeira: PS propõe garantia pública ao crédito habitação a pessoas até aos 40 anos

A medida do PS permite que o financiamento bancário seja a 100% e em caso de incumprimento a Região vai assumir o crédito e contratualizar uma renda com a família ou a pessoa em causa.
23 Abril 2024, 16h25

O PS propõe uma garantia pública da Região Autónoma da Madeira para o financiamento ao crédito habitação para pessoas até aos 40 anos que pretendam comprar a primeira casa. Esta medida vai permitir que o financiamento bancário seja de 100%, acrescentaram os socialistas.

O cabeça-de-lista do PS Madeira às eleições regionais da Madeira de 26 de maio, Paulo Cafôfo, considerou que a habitação é “um dos problemas mais graves” que a Região enfrenta.

O socialista reforçou que à semelhança do que sucedeu quando foi presidente da Câmara do Funchal, vai assumir a habitação como uma das suas grandes prioridades.

Cafôfo acrescentou que atualmente a Madeira é, a seguir a Lisboa, a região com os preços de aquisição mais elevados na habitação.

O socialista referiu também que os jovens e a classe média “estão impedidos” de aceder ao crédito por “não terem dinheiro” para poderem dar a entrada para o financiamento.

Sobre a garantia ser a 100%, Cafôfo considerou que será um “grande benefício” porque as pessoas “deixarão de ter de dar a entrada inicial”.

Cafôfo acrescentou que no caso de incumprimento a Região vai assumir o crédito e contratualizar uma renda com a família ou a pessoa em causa.

“Este é o caminho certo para dar aquilo que as pessoas mais precisam, que é segurança, e não há maior segurança do que ter um teto”, disse o candidato socialista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.