[weglot_switcher]

Madeira: PS quer alocar 30 milhões de euros do PRR para setor primário

O presidente do PS Madeira defendeu ainda a adaptação à região autónoma do Estatuto da Agricultura Familiar.
12 Abril 2021, 11h49

O PS Madeira quer que 30 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) sejam alocadas ao setor primário, e que seja feita uma adaptação à região autónoma do Estatuto da Agricultura Familiar.

“Precisamos de ultrapassar este momento de crise económica e social e temos de olhar para aquilo que temos e sempre tivemos, mas que nunca foi potenciado como deveria ser, como é o setor primário”, afirmou o presidente do PS Madeira, Paulo Cafôfo.

O socialista realçou ainda a importância da região diminuir a dependência externa e aumentar a soberania alimentar. Para isso Cafôfo entende que é preciso apostar nas culturas tradicionais e na diversificação agrícola, através da introdução de novos produtos e da inovação, que pode passar igualmente pela transformação.

O presidente do PS Madeira entende que a agricultura pode ter um papel importante na economia regional, criar empregos, e também ter impacto no turismo, que vive muito da paisagem.

Cafôfo disse também que a agricultura pode ter feitos na coesão territorial, no combate ao despovoamento e ao abandono das terras, assim como na questão da segurança, tendo em conta as alterações climáticas.

O presidente do PS Madeira defendeu ainda a adaptação à região do Estatuto da Agricultura Familiar, explicando que as explorações agrícolas “são constituídas por pequenas parcelas, e esta seria uma forma de apoiar e incentivar os agricultores a manterem os terrenos agrícolas e as culturas”.

Cafôfo disse ainda que medidas como a recuperação de habitações rurais e disponibilização de terrenos que estão devolutos são outras soluções na área da agricultura. O socialistas reivindicou ainda a valorização dos produtos regionais, através do aumento do seu consumo, e na aposta nos circuitos de comercialização locais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.