O PSD Madeira assegurou que há condições de apresentar um novo governo e orçamento. Essa garantia foi dada pelo presidente do Conselho Regional do PSD Madeira, João Cunha e Silva, à RTP.
João Cunha e Silva disse também que a possibilidade de eleições antecipadas traria instabilidade. Neste cenário de novo governo, João Cunha e Silva diz que a demissão de Albuquerque teria efeitos imediatos.
Na passada segunda-feira, Albuquerque oficializou a sua renúncia ao cargo de presidente do Governo Regional da Madeira, renúncia que acabou aceite pelo Representante da República, Ireneu Barreto.
Contudo, Ireneu Barreto disse na altura que essa renúncia não tinha efeitos imediatos e que o timing para a saída de Albuquerque, e a queda do Governo Regional, seriam acertadas entre si e Albuquerque.
Nesse mesmo dia, o PAN disse estar disponível para deixar cair o Governo depois de aprovado o Orçamento Regional.
No entanto, a possibilidade de aprovação do orçamento acabou por cair por terra. Na segunda-feira, o líder do CDS-PP Madeira, Rui Barreto, disse que não existiam condições para se discutir o Orçamento Regional. O dirigente centrista reivindicou a demissão imediata de Albuquerque, a formação de um novo governo, com a presidência a ser indicada pelo PSD, e a respetiva aprovação de um programa de governo e orçamento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com