Com vista a recuperar o turismo de luxo, Madrid tem vindo a apostar numa transformação da cidade que passa principalmente pela abertura de unidades hoteleiras de cinco estrelas, conta a agência “Reuters”.
As antigas lojas de souvenirs e ruas congestionadas pelo trânsito estão a dar lugar a zonas pedonais e hotéis de luxo para captar um segmento do turismo que até agora está concentrado em cidades como Milão, Paris ou Londres.
O Four Seasons abriu um hotel perto da central Puerta del Sol após a reabilitação de sete edifícios. O espaço com 1.500 m2 e inclui um centro comercial para marcas de luxo como a Dior e Hermes.
Já o Marriott International reabriu o Santo Mauro Palace após obras feitas durante a pandemia e em junho começou a reformar o Westin Palace, adicionando mais 400 quartos.
Por sua vez, a Universal Music escolheu Madrid para o lançamento do seu primeiro hotel cinco estrelas. “Escolhemos Madrid porque tem sido sub-representada no segmento de luxo há anos”, afirmou Richard Brekelmans, vice-presidente do Marriott para o sul da Europa.
Madrid terá mais de 2.700 quartos de hotéis de luxo até ao final de 2023, um aumento de 50% em relação a uma década atrás, de acordo com um relatório da consultora imobiliária JLL.
A cidade tem 33 novos hotéis em construção, metade deles no segmento de luxo, em comparação com os 13 projetos de Barcelona.
O investimento em hotelaria feito por Madrid atingiu um recorde de 802 milhões de euros em 2022, três vezes superior ao de Barcelona.
Também o emprego no sector do turismo em Madrid cresceu 15% desde 2019, em comparação com os 5,4% a nível nacional. A maior parte desse crescimento aconteceu em hotéis de quatro e cinco estrelas, indica José Maria Martinez, do sindicato das comissões operárias.
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