Mais de 250 mil contribuintes já entregaram IRS

O Ministério das Finanças informou ainda que 123.744 optaram pelo IRS Automático. Questionado sobre as recorrentes falhas do sistema informático, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais lembrou que “é normal” que os sistemas possam ter alguns problemas de funcionamento devido à grande afluência.

Cristina Bernardo

A corrida ao reembolso do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) só arrancou ontem mas, até ao momento, 256.817 contribuintes entregaram as suas declarações de rendimentos, de acordo com os dados enviados esta segunda-feira, 2 de abril, pelo Ministério das Finanças ao Jornal Económico. O gabinete de Mário Centeno informou ainda que 123.744 cidadãos optaram pelo IRS Automático.

Esta manhã, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e a diretora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, Helena Borges, visitaram o serviço de Finanças dos Olivais, em Lisboa, para assinalar o início da campanha de entrega do IRS referentes ao ano de 2017.

Questionado sobre a recorrente a falhas do sistema informático, o governante lembrou que “é normal” que os sistemas possam ter alguns problemas de funcionamento devido à grande afluência. “Neste momento, pode acontecer não funcionar mas é normal funcionar”, assegurou António Mendonça Mendes, em declarações aos meios de comunicação social.

“Através do serviço telefónico os contribuintes podem agendar o serviço de atendimento no serviço de finanças”, disse o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais aos jornalistas, durante a visita.

A entrega da declaração Modelo 3 do IRS e a confirmação da declaração automática do imposto por parte dos contribuintes que estejam abrangidos pelo IRS automático arrancou este domingo de Páscoa, dia 1 de abril, e decorre até ao próximo dia a 31 de maio.

IRS: 114 autarquias dão desconto aos moradores

Ler mais
Relacionadas

Assista hoje ao Webinar Especial Entrega do IRS

Envie-nos as suas perguntas. As questões vão ser esclarecidas num programa transmitido em direto, hoje, às 15h30.

Entrega de IRS começa hoje e termina a 31 de maio

Nesta entrega do IRS, os contribuintes com filhos que tenham recebido apenas rendimentos de trabalho dependente ou de pensões em 2017 vão ter disponível na sua página pessoal no Portal das Finanças uma declaração automática de rendimentos.
Recomendadas

Governo lança programa IVAucher “nas próximas semanas”

Pedro Siza Vieira anunciou que o Governo julga “que, nas próximas semanas” estará “em condições de lançar o programa IVAucher”.

Tribunal de Contas recomenda que Governo altere registo do Novo Banco no défice do Estado

Auditoria do Tribunal de Contas ao Novo Banco quer que o Ministério das Finanças passe a registar o financiamento público do Novo Banco pelo Fundo de Resolução, ao abrigo do Acordo de Capitalização Contingente, em contabilidade pública e na Conta Geral do Estado, tal como já o faz na óptica da contabilidade nacional.

Fisco alerta para emails falsos sobre IRS que devem ser ignorados

“Em caso algum deverá efetuar essa operação”, adverte a Autoridade Tributária.
Comentários