[weglot_switcher]

Marcelo já visitou locais destruídos pela guerra. Encontro com Zelensky marcado para quinta-feira

Desde que chegou à Ucrânia, Marcelo já visitou as trincheiras em Moshchun, e o memorial de Santo André, em Bucha. Será recebido esta quinta-feira pelo presidente ucraniano.
23 Agosto 2023, 10h16

O Presidente da República já está na Ucrânia para uma visita até ao próximo dia 25 de agosto, conforme aprovado pelo Parlamento. A visita de três dias acontece depois de vários convites por parte do presidente ucraniano.

À chegada a Kiev, Marcelo Rebelo de Sousa referiu aos jornalistas que Portugal sempre apoiou a Ucrânia, desde o início, a nível militar, mas sobre tudo a nível político, diplomático e humanitário.

Marcelo Rebelo de Sousa já visitou as trincheiras em Moshchun, perto de Bucha. “Dizem que foram 50, 60, 70 pessoas que rapidamente construíram as trincheiras. Resistiram, por um lado. Por outro lado, ripostaram, em condições muito limitadas e muito difíceis”, disse, impressionado, o chefe de Estado.

“Os miúdos já sabem como se hão-de defender, onde ficam os bunkers. Isso dá uma confiança acrescida. Resistiram num tempo em que parecia impossível resistir”, referiu o presidente.

Além das trincheira de Moshchun, Marcelo viu o memorial de Santo André que recorda o massacre de mais de 450 civis realizado pelas forças russas em 2022.

Em Bucha, Marcelo reiterou o apoio de Portugal à Ucrânia para que os crimes de guerra russos sejam julgados pela justiça internacional.

“Temos sido muito atentos à forma de ter um processo que consiga atingir o seu objetivo. às vezes é muito longo este processo e a justiça tardia não é justiça. Mas também uma justiça que não é rodeada de precauções em termos de apuramento de facto mas sobretudo de apuramento de direito aplicável. É esse trabalho que envolve muitos países”, referiu Marcelo.

O chefe de Estado acrescentou ainda que “a ajuda que é agora pedida é uma ajuda que pode ser dada que é na parte do apuramento de facto e nas diligências que envolvem os sobreviventes”.

Marcelo Rebelo de Sousa será recebido na quinta-feira pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que lançou o convite para a visita quando o primeiro-ministro António Costa se deslocou ao país, no passado mês de junho.

Esta é a primeira vez que Marcelo visita a Ucrânia, desde que começou a guerra, e o Presidente faz-se acompanhar o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. Na comitiva portuguesa está também o chefe da Casa Civil da Presidência, Fernando Frutuoso de Melo, os embaixadores Maria Amélia Paiva e Jorge Silva Lopes, o antigo dirigente do PS João Soares, o historiador José Pacheco Pereira e o empresário Luís Delgado.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.