Maria do Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, apresentou medidas de apoio aos desempregados, entre as quais se encontra a medida Iniciar, destinada a menores de 35 anos.
“Em primeiro lugar, [o Governo definiu] medidas de promoção do emprego. Estas medidas calibram medidas anteriores que não se revelaram tão eficazes na sua aplicação prática e, portanto, introduzimos algumas modificações de modo a melhorar essa eficácia. Depois, medidas dirigidas especificamente aos trabalhadores emigrantes e, no fim, medidas de melhor operacionalização da rede do Instituto de Emprego e Formação Profissional”, sublinhou Maria Ramalho.
No total, o Governo aprovou um conjunto de medidas para promoção de emprego, no valor de 300 milhões de euros, direcionadas para jovens qualificados.
Quanto às medidas de promoção ativa do emprego, a governante referiu que a “medida Iniciar destina-se a apoiar estágios profissionais, mas optamos aqui, contrariamente ao que sucedia, por apoiar os estágios de jovens que têm pelo menos o nível quatro e cinco do quadro nacional de qualificações, o que significa que a medida é mais estreita do âmbito da sua aplicação”.
“Os destinatários desta medida são os desempregados com maior dificuldade de empregabilidade, jovens menores de 35 anos e pessoas com deficiência”.
Além desta, a “medida Mais Talento é destinada a um grupo relativamente ao qual o Governo está particularmente empenhado, que é o dos nossos jovens mais talentosos e que costumam sair do país à procura de melhores condições de vida e de trabalho”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com