As candidaturas à primeira fase do ensino superior, que terminaram na segunda-feira, registaram menos de 50 mil candidaturas, um valor que ficou abaixo do registado nos últimos anos. A Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico (FNAEESP) manifesta a sua preocupação relativamente a estes números.
Em comunicado a FNAEESP refere que tem vindo a acompanhar “o número de candidaturas diárias à primeira fase do concurso nacional de acesso e ingresso no ensino superior público”.
Para a federação esta diminuição deve-se a duas principais razões, “ao atual número de exames obrigatórios necessários para o ingresso ao ensino superior e aos elevados custos de frequência, com destaque para as despesas de alojamento, alimentação e transportes, que se constituem como uma barreira ao acesso”.
“A estes fatores soma-se ainda a preocupação criada pelas afirmações do Ministro da Educação, que manifestou a intenção de descongelar o valor da propina, lançando um clima de incerteza e receio entre as famílias, que temem não conseguir suportar os custos inerentes à frequência de um estudante no ensino superior”, refere.
Com esta situação a FNAEESP considera importante que o Ministério reformule as políticas de acesso ao ensino superior, “de forma a atrair novos públicos, incluindo gerações mais velhas e grupos economicamente desfavorecidos”.
“É fundamental revogar a obrigatoriedade do exame de português, proporcionando uma maior flexibilidade aos candidatos na escolha das provas de ingresso adequadas aos seus perfis e aos cursos que se candidatam. É igualmente necessário tornar obrigatório a realização de exames apenas para efeitos de provas de ingresso, simplificando o processo e focando-o na avaliação das competências essenciais”, salientam.
A federação considera que o acesso ao ensino superior “não deve ser um privilégio reservado a poucos, mas um direito efetivamente garantindo a todos os indivíduos com vontade e capacidade para aprender”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com