O grupo espanhol de distribuição Mercadona vai reforçar o investimento em Portugal, de 25 para 100 milhões de euros.
A Mercadona, que anunciou em 2016, a entrada no mercado nacional, com a abertura de quatro lojas no norte do país num investimento então calculado em cerca de 25 milhões de euros, revelou esta segunda-feira, em comunicado, que vai aumentar de forma significativa essa aposta em Portugal, prevendo a abertura de oito a dez lojas, num investimento global previsto de cerca de 100 milhões de euros.
“O empenho de toda a equipa e a aprendizagem sobre o mercado e os consumidores portugueses, ao longo destes mais de dois anos de preparação desta primeira fase de internacionalização, motivam e permitem esta decisão de aumentar o número de aberturas inicialmente previsto no próximo ano”, assegura o comunicado da Mercadona.
A abertura destes novos estabelecimentos, que serão localizados nos distritos do Porto, Braga e Aveiro, está prevista para o segundo semestre de 2019.
As primeiras quatro lojas da Mercadona em Portugal estão previstas para Vila nova de Gaia, Matosinhos, Maia e Gondomar.
Atualmente, a rede de supermercados da Mercadona conta com 200 colaboradores portugueses, mas com esta expansão, prevê-se a criação de 300 novos postos de trabalho em Portugal.
Juan Roig, presidente da Mercadona considera, no referido comunicado oficial que “(…) Portugal é uma grande oportunidade para iniciar o crescimento internacional da empresa, e estamos muito entusiasmados com a decisão e o desafio de um projeto com o qual estamos muito comprometidos”.
O número final dos novos estabelecimentos em Portugal, oito a dez, será definido em função da evolução das licenças e avanço das obras, assegura o mesmo documento.
Desde que anunciou a sua entrada em Portugal, a Mercadona criou a sociedade Irmãdona Supermercados, S.A., com domicílio fiscal em Portugal e sede no Porto, onde se situam os escritórios centrais, além dos existentes também em Lisboa.
O grupo espanhol iniciou também a atividade do Centro de Coinovação, em Matosinhos, um macrolaboratório de ideias com um espaço de mil metros quadrados, “que ajuda a equipa da Mercadona a definir, junto dos clientes portugueses, o sortido de produtos em Portugal, totalmente adaptado às necessidades deste mercado”, conforme adianta o referido comunicado.
A Mercadona está também a construir, em duas parcelas com uma área total de 50 mil metros quadrados, na Póvoa de Varzim, um bloco logístico quer servirá para o desenvolvimento da atividade logística em Portugal.
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