[weglot_switcher]

Meta compra startup de IA Manus por dois mil milhões

A Manus foi inicialmente desenvolvida pela empresa Butterfly Effect, criada na China e mais tarde transferida para Singapura.
30 Dezembro 2025, 09h54

A Manus, uma startup chinesa dedicada ao desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), foi agora adquirida pela Meta, com o The Wall Street Journal a adiantar que o negócio foi concluído por um valor superior a dois mil milhões de dólares (1,69 mil milhões de euros).

A Manus desenvolve agentes de IA – sistemas capazes de planear, decidir e executar ações encadeadas a partir de instruções gerais do utilizador – numa abordagem distinta dos ‘chatbots’ tradicionais, que reagem a cada interação de forma isolada.

A Meta, dona do Facebook, explicou que irá integrar a tecnologia da Manus nos seus próprios produtos, mantendo simultaneamente a comercialização externa do serviço, sem divulgar os valores financeiros da operação.

“Juntarmo-nos à Meta permite-nos construir sobre uma base mais forte e sustentável sem alterar o funcionamento da Manus ou a forma como as decisões são tomadas”, sublinha Xiao Hong, presidente executivo (CEO) da Manus em comunicado.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.