[weglot_switcher]

Microsoft alerta utilizadores para esquema de fraudes via email

Os piratas informáticos fazem-se passar por docentes do Centro de Segurança em Saúde da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos), aliciando os utilizadores a clicarem num ficheiro de Excel falso.
25 Maio 2020, 17h54

O esquema consiste num email relacionado com a temática do Covid-19 onde o utilizador é aliciado a clicar num ficheiro de Excel que daria acesso remoto ao dispositivo. Estes esquemas são conhecidos como ‘phishing’ e têm sido uma das principais preocupações da Microsoft no que respeita à segurança online, segundo o “El Economista”.

Os piratas informáticos fazem-se passar por docentes do Centro de Segurança em Saúde da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos), conforme relatado por esta instituição na sua conta no Twitter, que recomendou aos utilizadores que não abram o respetivo documento anexado.

A Universidade Johns Hopkins tem estado em destaque durante as últimas semanas pelos recursos que oferece para investigações sobre a pandemia de coronavírus, incluindo um mapa mundial da progressão da doença.

A campanha, iniciada a 12 de maio, inclui um arquivo do Excel 4.0 com macros maliciosas que supostamente mostra um gráfico de casos de coronavírus nos Estados Unidos. Desde o início, foram usadas “centenas de arquivos exclusivos do Excel”, mas todos vinculados a um ‘url’ de download.

A Microsoft explicou através do seu Twitter oficial, que esta metodologia é bastante utilizada pelos piratas informáticos, sendo que a única diferença é que desde abril começaram a utilizar o Covid-19 como tema.

Na realidade, as macros do Excel são usadas para conceder aos criminosos permissão para aceder aos dispositivos das vítimas usando o NetSupport Manager, um ‘software’ legítimo de controlo remoto multiplataforma centrado no Windows que permite o controlo do ambiente de trabalho e a administração do sistema a partir de um computador remoto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.