Microsoft alerta utilizadores para esquema de fraudes via email

Os piratas informáticos fazem-se passar por docentes do Centro de Segurança em Saúde da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos), aliciando os utilizadores a clicarem num ficheiro de Excel falso.

O esquema consiste num email relacionado com a temática do Covid-19 onde o utilizador é aliciado a clicar num ficheiro de Excel que daria acesso remoto ao dispositivo. Estes esquemas são conhecidos como ‘phishing’ e têm sido uma das principais preocupações da Microsoft no que respeita à segurança online, segundo o “El Economista”.

Os piratas informáticos fazem-se passar por docentes do Centro de Segurança em Saúde da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos), conforme relatado por esta instituição na sua conta no Twitter, que recomendou aos utilizadores que não abram o respetivo documento anexado.

A Universidade Johns Hopkins tem estado em destaque durante as últimas semanas pelos recursos que oferece para investigações sobre a pandemia de coronavírus, incluindo um mapa mundial da progressão da doença.

A campanha, iniciada a 12 de maio, inclui um arquivo do Excel 4.0 com macros maliciosas que supostamente mostra um gráfico de casos de coronavírus nos Estados Unidos. Desde o início, foram usadas “centenas de arquivos exclusivos do Excel”, mas todos vinculados a um ‘url’ de download.

A Microsoft explicou através do seu Twitter oficial, que esta metodologia é bastante utilizada pelos piratas informáticos, sendo que a única diferença é que desde abril começaram a utilizar o Covid-19 como tema.

Na realidade, as macros do Excel são usadas para conceder aos criminosos permissão para aceder aos dispositivos das vítimas usando o NetSupport Manager, um ‘software’ legítimo de controlo remoto multiplataforma centrado no Windows que permite o controlo do ambiente de trabalho e a administração do sistema a partir de um computador remoto.

Ler mais
Recomendadas

Bill Gates pede que fármaco contra Covid-19 seja distribuído “entre quem mais precisa” e não ao “maior licitador”

“Precisamos que os líderes tomem essas decisões difíceis sobre a distribuição com base no património, e não apenas em fatores orientados pelo mercado”, explicou numa conferência que tinha a Covid-19 como tema central do debate.

Empresários alemães antecipam “desastre económico ” com Brexit sem acordo

Os empresários alemães consideraram hoje que se não houver “regras claras” relativamente ao comércio de mercadorias após o ‘Brexit’, haverá um “desastre económico” para as empresas do país.

Governo revela plano de contingência para evitar colapso do SNS no outono

O gabinete de Marta Temido anunciou algumas medidas que deverão evitar o colapso do SNS numa altura em que a gripe sazonal marca o regresso. O Ministério da Saúde vai antecipar já para o início de outubro a vacinação contra a gripe sazonal e reforçar cuidados intensivos e laboratórios.
Comentários