[weglot_switcher]

Milionários da bitcoin mais que duplicam num ano

À boleia do crescimento no valor total de mercado dos ativos cripto, que atingiu os 2,1 biliões de euros, mais 89% do que no ano passado, há mais milionários, centimilionários e bilionários no mundo.
Bitcoin
27 Agosto 2024, 11h35

A valorização das moedas virtuais está a criar mais milionários e bilionários no mundo. Mais de 172 mil pessoas têm, no mínimo, um milhão de dólares em criptoativos, mais de 95% do que no último ano. Só devido à bitcoin, sem contar com as outras, o número de milionários cripto no planeta mais que duplicou para 85.400.

Os números foram divulgados esta terça-feira no relatório “Crypto Wealth Report 2024” da New World Wealth e da Henley & Partners, onde se mostra que o rally da bitcoin e de outras moedas digitais explica este movimento. O valor total de mercado dos ativos cripto atingiu os 2,3 biliões de dólares (aproximadamente 2,1 biliões de euros), o que representa um aumento de 89% em relação ao ano passado.

Até o número de bilionários cresceu 27%, em termos homólogos, para 28. Para se perceber as diferenças de nomenclaturas na tabela (ver abaixo), os milionários são as pessoas com ativos cripto no valor de um milhão de dólares ou mais, os centimimilionários têm pelo menos, 100 milhões de dólares e os bilionários possuem uma fortuna em criptomoedas avaliada em mil milhões de dólares ou valor superior.

O CEO do Bison Bank e presidente do conselho de administração da Bison Digital Assets, António Henriques, foi um dos especialistas que comentou este relatório, explicando que “no mundo das finanças em rápida evolução, as criptomoedas estão a desafiar o domínio das moedas fiduciárias tradicionais”. “À medida que estes dois domínios financeiros se cruzam, assistimos ao nascimento de uma nova era nas finanças globais, onde o potencial inovador dos ativos digitais se encontra com a estabilidade do dinheiro tradicional”, afirmou

Mesmo o empreendedor Jean-Marie Mognetti, cofundador e CEO da CoinShares, denota essa mudança. “A aprovação pela SEC dos ETF Bitcoin marca 2024 como um ano transformador para a indústria de ativos digitais, abrindo caminho para uma adoção institucional mais ampla”. “O potencial do Bitcoin para melhorar o desempenho das carteiras de investimento tradicionais sublinha a sua crescente importância no mundo financeiro”, acredita.

O responsável de clientes privados do grupo Henley & Partners, também considera que este rápido crescimento foi alimentado pela introdução de cripto ETF nos principais mercados financeiros, abrindo portas a um capital institucional significativo. “O panorama das criptomoedas de 2024 tem poucas semelhanças com os seus antecessores. A ascensão do Bitcoin para mais de 73 mil dólares em março estabeleceu um novo recorde histórico, enquanto a tão esperada aprovação dos ETF Bitcoin e Ethereum nos Estados Unidos desencadeou uma torrente de capital institucional”, referiu Dominic Volek.

O “Crypto Wealth Report 2024” inclui estatísticas da New World Wealth, opiniões de académicos, empresários e outros especialistas do sector, comparações entre programas de residência e cidadania para investidores cripto, bem como uma versão atualizada do “Henley Crypto Adoption Index 2024”.

Cripto Bitcoin
Total Crescimento (%) Total Crescimento (%)
Milionários 172.300 95 85.400 111
Centimilionários 325 79 156 100
Bilionários 28 27 11 83
Utilizadores de bitcoin (milhões) 560 32 275 31
Valor de mercado (biliões de dólares) 2,3 89 1,2 103
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.