O Ministério da Saúde alerta para uma mensagem fraudulenta que anda a circular nas redes sociais sobre a variante XBB do coronavírus. Em comunicado, o Ministério afirma que a informação que circula não foi emitida pela entidade.
O Ministério explica que o estudo da monitorização do Covid-19 está a ser coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com uma vasta rede de hospitais e laboratórios a nível nacional.
“Na última amostragem (semanas 19/2024 a 22/2024), a linhagem XBB apresentou apenas níveis residuais de circulação. Pelo contrário, a sublinhagem BA.2.86 (com características evolutivas e antigénicas consideravelmente diferentes da XBB), a qual é dominante em Portugal desde a semana 44 de 2023, apresentou, na última amostragem, uma frequência relativa de 98,3%”, revela a entidade.
O Ministério refere ainda que o mais recente relatório do INSA está disponível para consulta no site do instituto, sendo que dia 16 deste mês vai ser publicada uma nova atualização.
Recorde-se que caso teste positivo para o Covid-19, a Direção-Geral da Saúde recomenda que, nos primeiros cinco dias, permaneça em distanciamento físico, utilizando máscara na presença de outras pessoas.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com