[weglot_switcher]

Moeda da Rússia desvaloriza e volta aos 100 rublos por dólar

Enfraquecimento do rublo pode levar a novas subidas dos juros na Rússia. Esta terça-feira de manhã são precisos 99 rublos para atingir o valor de um dólar norte-americano.
  • Kacper Pempel/Reuters
3 Outubro 2023, 09h33

A moeda da Rússia está a desvalorizar significativamente desde o início desta semana. Depois de atingir mínimos de sete semanas, o rublo desceu novamente até perto dos 100 por dólar. Esta terça-feira de manhã são precisos 99 rublos para valer o mesmo que um dólar norte-americano.

A moeda russa depreciou até 0,5%, para 100,255 em relação ao dólar dos Estados Unidos ontem, sendo que há pouco negociava nos 99,94. Às 8h57 (hora de Lisboa) o rublo da Rússia caía 2,70% para 0,000413 dólares.

Segundo a agência “Bloomberg”, este é um número que ultrapassa ligeiramente uma “marca psicológica importante” para os consumidores russos e para o governo de Moscovo, depois dos esforços anteriores dos legisladores em travarem o declínio da moeda terem falhado. Porquê? É o regressar a um limiar que desencadeou uma forte subida das taxas de juro em agosto.

“Juntamente com a dívida governamental, aumentou a pressão sobre o rublo, que esta semana provavelmente atingirá novamente os 100 marcos por dólar, e se permanecer nesse valor, então uma nova onda de aceleração do crescimento dos preços poderá seguir-se”, disse o economista Evgeny Suvorov, do CentroCreditBank, em declarações à agência “Reuters”.

Há cerca de duas semanas, o Banco Central da Rússia subiu a taxa de juro em 100 pontos base, para 13%, o que significou a percentagem mais alta desde maio do ano passado. A decisão do banco central russo aconteceu após ter também aumentado a taxa em 350 pontos base numa reunião de emergência a 15 de agosto, até aos 12%, devido à desvalorização do rublo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.