[weglot_switcher]

Montenegro diz que medidas apresentadas pelo Governo “vêm tarde”

“Estas medidas que hoje o Governo apresenta são medidas que vêm tarde, o Governo age sempre ao retardador”, disse Montenegro.
21 Setembro 2023, 16h40

O presidente do PSD, Luís Montenegro considerou que as medidas apresentadas pelo Governo “vêm tarde” e são “limitativas”.

“Estas medidas, que hoje o Governo apresenta, são medidas que vêm tarde, o governo age sempre ao retardador. Nós no dia 14 de fevereiro, nós PSD propusemos uma medida parecida com aquela do governo”, apontou Luís Montenegro.

Governo aprova redução da prestação equivalente a 30% da Euribor e o alargamento da bonificação dos juros

Sobre a proposta do PSD, Montenegro explicou que a medida “era que se suspendesse a aplicação do juro na parte que decorre do aumento das taxas de juro, por dois a cinco anos, e que esse excedente fosse pago no final dos empréstimos”.

“Portanto, remete para um período final da maturidade do empréstimo o custo acrescido, porque ele iria incidir numa altura onde a taxa de esforço é significativamente menor daquela que é hoje”, apontou o líder social democrata.

Para Montenegro as medidas do Governo são “melhor do que nada, mas parece muito limitativa porque, no fundo, dá aqui uma ajuda, do ponto de vista da intervenção do Governo, para limitar o crescimento da componente dos juros, mas tanto quanto pude perceber implica que a compensação, pelo valor que não é pago agora, se opere já daqui a dois anos. Ora, é muito pouco tempo”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.