[weglot_switcher]

Morreu o criador das figuras Lego

O dinamarquês Jens Nygaard Knudsen, morreu aos 78 anos deixando um legado de cerca de oito milhões de figuras plásticas com quatro centímetros de altura espalhadas pelo mundo.
  • Lego Disorder Colors Build Up Chaos Toys
23 Fevereiro 2020, 18h25

Morreu o criador das figuras Lego. O dinamarquês Jens Nygaard Knudsen, morreu aos 78 anos no hospital Anker Fjord na cidade dinamarquesa de Hvide Sande, informa o jornal espanhol “Expansión” este domingo, 23 de fevereiro.

O dinamarquês deixa um legado de cerca de oito milhões de figuras plásticas com quatro centímetros de altura espalhadas pelo mundo.

“Ele era um homem de ideias. Criou as figuras (de Lego) para que houvesse vida nas casas. Até então, as casas estavam vazias, mas ele desenhou a estatueta”, explicou à TV pública dinamarquesa a sua viúva, Marianne Nygaard Knudsen.

O ex-colega de trabalho e designer da Lego, Niels Milan Pedersen, disse que a sua imaginação era “fantástica”. Nygaard Knudsen foi designer da Lego entre 1968 e 2000 e, além da figura de braços e pernas articulados que ele patenteou em 1978, foi responsável por séries muito populares dessa marca, como espaço ou piratas.

Segundo a Lego, foi decidido desde o início que a figura tinha um rosto amarelo, com um sorriso neutro e que não tinha sexo, nem raça, para que isso fosse deixado à imaginação das crianças.

Fundada em 1932 por Ole Kirk Christiansen, a empresa tornou-se um fenómeno global com sua a própria rede de filmes de desenhos animados e parques de diversões. Em 2018, obteve um lucro superior a mil milhões de euros e tinha 17 mil trabalhadores em mais de 40 países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.