[weglot_switcher]

Mulheres já fazem mais viagens de luxo que os homens

As mulheres com rendimentos anuais que superam os 95 mil euros estão cada vez mais disponíveis para viajarem, revela um estudo da Condé Nast Johansens.
16 Maio 2024, 10h06

O mais recente estudo da Condé Nast Johansens “Hábitos de Férias de Luxo 2024”, traça o perfil a nível mundial de quem faz viagens de luxo durante o ano. Os dados revelam uma importante mudança ao longo das últimas décadas, e especialmente depois da pandemia: “já há mais mulheres do que homens a viajar com a chancela de luxo”.

Se os dados agora coletados, 60% são mulheres de entre 55 e 75 anos, com um rendimento anual superior aos 95 mil euros, dos quais elas destinam oito mil euros para viajar. Como escala das prioridades, estabelecem: comida e bebida (73%), natureza e atividades ao ar livre (52%), arte e cultura (47%), saúde e bem-estar (45%), tratamentos em Spa específicos (37%), decoração do lar e interiorismo (35%), jardinagem (35%), desporto e fitness (31%), a moda (29%), os tratamentos de beleza e a fotografia (26%), e ciência (20%).

O estudo destaca ainda se que para 19% das mulheres, os automóveis, a sustentabilidade, a tecnologia de consumo e a joalharia situam-se no mesmo ranking de importância. Os negócios e as finanças (17%) e em último lugar mencionam a compra de bagagem e acessórios de viagem (15%).

As mulheres abastadas continuam, preferencialmente, a viajar com os seus parceiros (75%), embora o prazer de viajar com amigas surja em segundo lugar (30%), frente à opção de viajar com os filhos (26%). Viajantes solitárias surgem em menor número, pois apenas 22% preferem viajar sozinhas.

Quanto maior a idade, maior o poder económico. Apenas 13% das mulheres de 25 a 34 anos, e 12% de 35 a 44 anos têm rendimentos superiores aos 95.000 euros anuais. Para as que usam redes sociais como fonte de inspiração e consulta, para planear as viagens de luxo, verifica-se que a idade é inversamente proporcional à capacidade económica e ao status social.

São as mulheres mais jovens as que usam as redes sociais para inspirar-se para viajar, por exemplo, uma análise do uso da internet da Condé Nast Johansens mostra que: 60% visita Facebook da marca, 55% o Instagram, 26% TikTok, 23% YouTube, 19% LinkedIn, 18% X (anteriormente Twitter), 15% Pinterest. Se olhamos para o TikTok como mostra, 46% das mulheres de entre 25 e 34 anos e 32% de entre 35 e 44 anos visitam o perfil TikTok da Condé Nast Johansens para inspirar-se e selecionar o seu hotel e destino de luxo. Mas, apenas 9% das mulheres de entre 45 e 54 anos e 4% de entre 55 e 44 anos recorrem a essa rede.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.