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Multipessoal distinguida com Prémio Cinco Estrelas

A Multipessoal é a primeira empresa de recursos humanos a ser distinguida com o Prémio Cinco Estrelas. A iniciativa anual vem reforçar o posicionamento da organização entre os principais players que atuam no mercado nacional. Conheça qual o papel da humanização e da transformação digital na atribuição desta distinção
28 Fevereiro 2022, 08h00

 

André Ribeiro Pires, Chief Operating Officer da Multipessoal

 

Conversámos com André Ribeiro Pires, Chief Operating Officer, da Multipessoal, para descobrir quais foram alguns dos pilares centrais, que mesmo em tempos de pandemia, levaram a Multipessoal empresa portuguesa a ser distinguida com o Prémio Cinco Estrelas.

 

 

Numa altura marcada pela imposição de manter a distância física, a Multipessoal encontrou na inteligência digital uma forma eficaz de promover ferramentas que permitem uma maior proximidade entre todos. O processo de transformação da Multipessoal já estava em curso antes do início da pandemia, ainda assim, o período em questão funcionou como um acelerador orgânico desta adaptação tecnológica. O impacto fez-se sentir nas organizações “não só na área dos recursos humanos, como também em áreas como a liderança e a gestão”.

 

A digitalização dos processos levou a que se verificassem novas tendências. A forma como se perceciona hoje o local de trabalho mudou e dessa forma acabou por se validar que é possível “criar novos modelos de trabalho e as organizações e as pessoas conseguem dar resposta a esses novos modelos”. Trabalha-se agora de forma híbrida ou de forma totalmente remota, o que permite um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Além de contribuírem para promover o bem-estar das pessoas, os novos modelos tornam também possível “fazer diferença através da capacidade de reter mais jovens e passar a ser mais atraente enquadrando outras gerações naquilo que é a linguagem de comunicação das organizações”.

 

“Na Multipessoal dividimos a nossa transformação em três grandes fases”, explica André Ribeiro Pires, COO da Multipessoal.

Numa primeira fase, o foco foi a transformação na atração de candidatos. Esta transformação deu-se através da digitalização de todo o processo de um candidato com a premissa de que a escolha de um emprego “tem que ser um momento simples”.

A segunda fase foi a digitalização dos processos dos colaboradores. “Hoje em dia, um colaborador que inicie funções em trabalho temporário com a Multipessoal tem todo o seu processo feito de forma digital” – falamos de contratos, recibos de vencimento, declarações de IRS, entre outros.

Na última fase, os clientes “acabam por beber destas soluções que foram desenvolvidas nas outras fases do processo de transformação digital”. Isto faz com que haja maior disponibilidade para se estar 100% focado na procura das pessoas certas para responder às necessidades de recrutamento de cada cliente. Esta transformação contribuiu certamente para que a Multipessoal fosse reconhecida no mercado como a primeira empresa de recursos humanos Cinco Estrelas.

 

O Prémio Cinco Estrelas 2022

“Este ano conseguimos comprovar que o caminho a seguir é este”.

André Ribeiro Pires revela que um dos principais argumentos que sustenta esta distinção, que permite à Multipessoal diferenciar-se no setor, vem daquilo que é a “repetição da utilização”. Quando se tem um primeiro contacto com a Multipessoal, a tendência é “voltarem a querer trabalhar com a Multipessoal porque tiveram uma boa experiência”. No fundo, para a organização, é importante saber que existe uma relação base de confiança na escolha.

A Multipessoal consegue desta forma ter uma segurança comprovada de que o foco que coloca no desenvolvimento, seja tecnológico, de processos, da organização ou das pessoas, tem resultados. A atribuição do Prémio Cinco Estrelas acaba por ser um produto desta transformação.

 

“A tecnologia não vem roubar trabalho a ninguém”

Para André Ribeiro Pires, “o segredo da transformação das organizações é a humanização dos processos”. Desta forma, a tecnologia vem devolver às pessoas tempo para aquilo que é importante: tempo para criar relações próximas.

A humanização dos processos apresenta-se assim como uma mais-valia para as organizações, porque permite que o trabalho desempenhado pelos colaboradores seja feito com base numa maior proximidade, dando o suporte necessário nas relações que se criam.

Afinal, enquanto consumidores, o que é esperado no momento de contratar um serviço ou adquirir algo é que esse momento seja levado a cabo de forma célere, indo ao encontro das nossas expectativas. Nestes processos, existe um conjunto de etapas que pode ser automizado, mas no final das contas o que irá determinar o sucesso da ação será a forma como as pessoas se relacionam, proporcionando a melhor experiência possível.

 

A ‘Intenção de Compra ou Recomendação’ e a ‘Satisfação pela Experimentação’

“As nossas pessoas que hoje lidam com colaboradores têm muito mais tempo disponível para aquilo que é importante, que é estar junto desses colaboradores”.

Na perspetiva do COO da Multipessoal, André Ribeiro Pires, “de alguma forma, toda a parte tecnológica se compra”, já todo o processo de desenvolvimento das pessoas requer muito mais empenho e compromisso. Por isso, é preciso ter em conta as especificidades e necessidades individuais. Até porque, para alcançar uma distinção como esta, será preciso garantir que a Multipessoal é “exímia no serviço que presta”.

“Quando se trabalha numa função mais temporária, a expectativa é a de que tudo corra bem, que quando precisamos de ajuda ela exista”. O serviço prestado deve sempre corresponder àquelas que são as expectativas dos colaboradores.

 

O Prémio Cinco Estrelas no futuro da Multipessoal

“O prémio deve incentivar as empresas como um todo, em Portugal. Todas devem ter a missão de ser melhor. Quando se quer ser o melhor, tipicamente, consegue-se trabalhar e desenvolver muito mais.” Para o COO, o cenário ideal no setor dos recursos humanos é que todas as empresas quisessem ser ainda mais excelentes na sua forma de trabalhar. Quando existe mais competitividade, os resultados a entregar são sempre melhores. Assim, os candidatos e colaboradores da Multipessoal serão sempre melhor servidos se existir mais competitividade.

A expectativa da Multipessoal para o futuro é manter este índice qualitativo, continuar a desenvolver novas soluções para corresponder às necessidades e expectativas de quem procura os seus serviços, e efetivamente dar novos passos para que no próximo ano possa ser reconhecida novamente.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Multipessoal.

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