[weglot_switcher]

Nação azul e branca despede-se hoje de Pinto da Costa

Funeral do histórico dirigente do Futebol Clube do Porto, que morreu no sábado aos 87 anos, vai ter lugar na Igreja das Antas, pelas 11h00.    
17 Fevereiro 2025, 07h00

A nação portista despede-se esta segunda-feira de Jorge Nuno Pinto da Costa, dia de luto municipal na cidade do Porto.

O funeral do histórico dirigente do Futebol Clube do Porto, que morreu no sábado aos 87 anos, vai ter lugar na Igreja das Antas, pelas 11h00.

Em homenagem àquele que fica para a história como o presidente mais titulado do mundo, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, decretou um dia de luto municipal no dia 17 de fevereiro em homenagem a Pinto da Costa. Além disso, o município vai iluminar a fachada do edifício da Câmara com as cores do emblema portista nas noites de domingo e de segunda-feira.

“Como expressão de uma justa homenagem, entendi decretar um dia de luto municipal no dia 17 de fevereiro de 2025 e manifestar profundo pesar e grande tristeza pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, dirigindo aos seus familiares, amigos, e a todos os desportistas, em particular aos sócios do Futebol Clube do Porto, as nossas condolências”, lê-se numa nota publicada na página da autarquia.

As homenagens ao antigo presidente dos “dragões” têm-se multiplicado desde o anúncio da sua morte, ao início da noite de sábado.

“Uma inspiração eterna. Um legado Imortal. Até sempre, Presidente dos Presidentes”, lê-se numa publicação feita ao início da noite nas redes sociais do FC Porto, clube que liderou ao longo de 42 anos e 15 mandatos consecutivos.

Para Ramalho Eanes, amigo pessoal de Pinto da Costa, a morte do antecessor de André Villas-Boas “terá enlutado não só o FC Porto, mas também a cidade do Porto e, ainda, o futebol nacional e, de certo modo, o país”.

“Era um Portuense insigne e dedicado que ofereceu, além do futebol de exceção, vitórias e mobilização popular, um leque alargado de outras modalidades desportivas, de qualidade e sucesso também. O FC Porto perdeu um líder que o promoveu de clube regional a clube nacional, dominante, respeitado, também, no futebol europeu e, mesmo, mundial. Era um líder ímpar, que contribuiu para tornar mais coesa e personalizada a sociedade civil portuense e mostrar que uma liderança de sucesso, sustentado, tem de ser capaz de descobrir e aproveitar oportunidades, com ambicioso propósito e estratégias inteligentes e adequadas”, afirmou, num comunicado enviado à TSF.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou a “personalidade, determinação e estilo muito próprio” de Pinto da Costa, enaltecendo as “inúmeras vitórias nacionais internacionais”. “O que mais deve avultar é aquilo que o país fica a dever de prestígio externo num período inseparável da sua liderança”, sublinhou.

O antigo presidente do Futebol Clube do Porto, a quem tinha sido sido diagnosticado cancro da próstata há alguns anos, viu agravado o seu estado de saúde nas últimas semanas.

Pinto da Costa abraçou a presidência do FC Porto em 1982, tendo tomado posse em 23 de abril desse ano. Deixou o leme dos “dragões” em abril de 2024.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.