[weglot_switcher]

Nove federações distritais do PS mudam de liderança

Deputados Hugo Costa, José Rui Cruz e Ricardo Pinheiro passam a liderar em Santarém, Viseu e Portalegre. Principais federações primaram pela continuidade, com vitórias de Duarte Cordeiro (Área Urbana de Lisboa), Manuel Pizarro (Porto), Joaquim Barreto (Braga) e António Mendonça Mendes (Setúbal).
19 Julho 2020, 12h44

Nove das 19 federações do PS que foram a votos neste fim-de-semana mudaram de liderança, com três deputados entre os novos responsáveis distritais socialistas: Hugo Costa (Santarém), José Rui Cruz (Viseu) e Ricardo Pinheiro (Portalegre). Os outros seis são autarcas, com Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, a vencer em Castelo Branco; Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, a passar a liderar em Coimbra; Luís Dias, presidente da Câmara de Vendas Novas, a vencer em Évora; Nelson Brito, presidente da Câmara de Aljustrel, a liderar no Baixo Alentejo; Alexandre Lote, vice-presidente da Câmara de Fornos de Algodres, à frente na Guarda; e Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, a suceder ao secretário de Estado da Saúde, António Sales.

Pelo contrário, verificou-se uma continuidade nas principais federações socialistas: o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, mantém-se na Federação da Área Urbana de Lisboa; o eurodeputado Manuel Pizarro continua à frente no Porto; o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, fica em Setúbal; e o antigo “dinossauro autárquico” e atual deputado Joaquim Barreto ultrapassou a concorrência em Braga. Entre os restantes reconduzidos, Jorge Vultos Sequeira venceu em Aveiro, Luís Graça no Algarve, Jorge Gomes em Bragança, Carlos Bernardes no Oeste, Miguel Alves em Viana do Castelo e Francisco Rocha em Vila Real.

As eleições internas do PS, descritas pelo secretário-geral-adjunto José Luís Carneiro como mostrando a “grande vitalidade democrática” do partido, ficaram marcadas pela crise de saúde pública. A votação decorreu de forma eletrónica nas zonas correspondentes às freguesias e concelhos da Área Metropolitana de Lisboa que se encontram em estado de calamidade, alargando-se essa possibilidade aos outros militantes da Federação da Área Urbana de Lisboa.

Entre as 19 federações que foram a votos – Açores e Madeira não foram abrangidos neste ciclo eleitoral e os distritos de Lisboa e Leiria estão divididos em três, com Área Urbana de Lisboa, Oeste e Leiria -, 11 tiveram candidatos únicos e ocorreram disputas entre dois candidatos nas restantes. Segundo dados fornecidos pelo PS, a média de idades dos presidentes recuou de 51,8 para 48,8 anos, tendo participado 56,3% dos mais de 50 mil militantes inscritos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.