[weglot_switcher]

“O Governo quando se meteu com o PCP sabia perfeitamente a lógica do partido”, referiu Rui Rio sobre o Orçamento do Estado

Sobre as pensões, o líder do PSD garantiu que dará “aumentos sempre que a economia o permita”, mas avisa: “primeiro os que precisam”.
  • Tiago Petinga/Lusa
12 Janeiro 2022, 22h20

Rui Rio, secretário-geral do PSD, culpa o Governo de ter aceite negociar com PCP e, depois, apontar os parceiros de esquerda como culpados sobre o chumbo do Orçamento do Estado (OE), durante o debate frente a João Oliveira que substitui Jerónimo de Sousa, enquanto o líder comunista é submetido a uma cirurgia e ao respetivo período de recobro. O porta-voz do PCP, acusou o Governo de forçar a ida a eleições para garantir uma “maioria absoluta” e rejeita qualquer culpa do partido no desfecho que ditou as eleições antecipadas.

“Hoje já ninguém tem dúvidas do que aconteceu. O PS estava convencido de que teria uma maioria absoluta. Como é que se explica que um governo que queria mesmo meter um OE não desse respostas ao SNS. Como é que se explica isso? O Governo não queria ter o OE”, disse João Oliveira.

O porta-voz da CDU referiu que “não podemos estar arrependidos de uma coisa que não provocámos. Esperamos que os portugueses deem uma lição nas urnas sobre aquilo que querem. Se o PS conseguir a maioria absoluta, será uma desgraça”.

Rui Rio, em concordância, subscreveu a posição do PCP e afirmou que “O Governo quando se meteu com o PCP sabia perfeitamente a lógica do partido. A culpa é do Governo e concordo com o PCP. O PCP não pediu nada que não fosse da sua história”.

Sobre as pensões, o líder do PSD garantiu que dará “aumentos sempre que a economia o permita”, mas avisa: “Primeiro os que precisam e não os que precisam menos”.

“A questão é esta, a matriz do partido que olha para os mais desfavorecidos tem também um pano de fundo que é o equilíbrio financeiro. Quando o PS desequilibrou as finanças e meteu cá dentro a troika, foi quando nos metemos a gastar aquilo que não temos, depois vem o efeito boomerang e quem leva com mais força é quem passa necessidades”, sublinhou Rio.

Já João Oliveira, respondeu que “se as pessoas acham que o PS não resolveu problemas e o PSD é alternativa, têm aqui a mesma resposta do PSD.

Esta tarde realizou-se o debate entre Francisco dos Santos (CDS-PP) e André Ventura (Chega!), às 18h00 na CNN, e às 22h00 acontecerá o frente-a-frente entre João Cotrim de Figueiredo (Iniciativa Liberal) e Rui Tavares (Livre), na SIC Notícias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.