[weglot_switcher]
1293812
Em Foco

Os muito discretos japoneses que salvaram Portugal do apagão

O país foi salvo do blackout pela central a gás mais antiga do país que é detida por esta empresa japonesa, a par da barragem da EDP de Castelo do Bode. Contrato atual vigorava até 2026, mas depois do bom trabalho, Governo anunciou o prolongamento do seu contrato e que quer manter central operacional até 2030.

Atualidade

Governo cria comissão técnica independente e pede auditoria europeia

O Governo vai criar uma comissão técnica independente e pedir uma auditoria europeia para avaliar os sistemas elétricos dos países afetados pelo apagão de segunda-feira, anunciou hoje o primeiro-ministro.

Lista dos mais ricos do mundo conta com 57 lusófonos

Há 57 bilionários lusófonos no mundo, que juntos acumulam uma fortuna de 192,3 mil milhões de euros.

Portugal aponta para regresso aos 200 milhões de receitas do turismo chinês em 2025

Desde 2019 que as receitas provenientes do turismo chinês não chegam a esta meta, tendo alcançado em 2024 um total de 154 milhões de euros.

Meta vai usar dados dos utilizadores para desenvolver IA: multar deixa de ser “sustentável”, diz especialista

A dona do Facebook e Instagram vai usar informações dos utilizadores para treinar a Meta AI, o modelo de linguagem desenvolvido pela empresa. A decisão levanta questões, fruto da falta de “transparência”, ao mesmo tempo que “é impossível” ler a totalidade das políticas de privacidade. De resto, as multas aplicadas na Europa não são suficientes, de acordo com os especialistas ouvidos pelo JE.

Habitação: Apesar das divergências, há “condições para consensos estruturais” entre PS e AD

Antiga ministra do PS sinaliza que os pontos de convergência com a Aliança Democrática em matéria de habitação “são muitos”, acreditando existirem condições, no médio prazo, para que haja “consensos estruturais” independentemente do resultado das eleições do próximo dia 18 de maio. Desde que, ressalvou Marina Gonçalves na conferência organizada pelo Jornal Económico e pela CMS Portugal, as soluções sejam “verdadeiramente para a classe média”.

Redução do IVA na construção só faz sentido se acompanhado de “resposta de escala”, defende secretária de Estado

Patrícia Gonçalves Costa relembrou que “a diretiva europeia obriga a que qualquer redução do IVA na habitação esteja associada a políticas sociais” e defendeu que o país precisa “de uma resposta de escala para fazer face a esta crise”, ou seja, uma “revisão do próprio paradigma de casa”.

“Em Espanha o tema está resolvido”. Especialistas apontam para dedução do IVA na primeira habitação

Na conferência “A habitação depois de 18 de maio”, a descida do IVA na construção foi um dos pontos em análise, com os especialistas a sugerirem ao Governo que siga o exemplo do que se faz em Espanha. “Se é 23% ou 6% para eles é indiferente, mas como nós não podemos deduzir o IVA é um custo para quem compra”, referiu Gonçalo Cadete, CEO da Solyd Property Developers.

“Muitos investidores não entram em Portugal por medo de alterações legislativas e fiscais”, alerta CEO da Square

Pedro Coelho, CEO da Square Asset Management, assume que há muitos investidores a querer investir no país, não só internacionais, mas também compradores finais e muitos deles “mais do que as questões fiscais, querem estabilidade legislativa e fiscal”, nomeadamente nas políticas para a habitação.

Gonçalo Lage: “Não se consegue fazer nenhuma política de habitação sem envolver todos os stakeholders”

O parlamentar social-democrata defendeu, na conferência do JE em parceria com a CMS Portugal, a premência do envolvimento de todos os ‘stakeholders’ na política de habitação, no que considera ser um dos pontos que distinguem as duas governações nessa pasta.

“Estar orgulhosamente sós não faz sentido” na energia, diz João Galamba que rejeita centrais a carvão

“Os debates sobre o carvão são anacrónicos” e os “sistemas interligados favorecem” ambos os países, defendeu o ex-secretário de Estado da Energia.

Governo quer mais duas centrais elétricas com mecanismo ‘black start’

Barragens do Baixo Sabor e do Alqueva vão passar a ter este mecanismo em conjunto com Castelo de Bode e Tapada do Outeiro.

Consumidores têm direito a compensações pelo apagão? Regulador explica

Regulador explica que existem direitos a compensações previstos nas regras, mas se o apagão for classificado por si como um “evento excecional” pode não haver direito a compensações. Empresas têm 20 dias para entregar relatório completo e a ERSE vai depois decidir sobre natureza do ‘blackout’.

Exportações chinesas para os países lusófonos atingem novo recorde até março

De acordo com informação do Serviços de Alfândega da China, divulgada na segunda-feira, as mercadorias vendidas para os mercados lusófonos até março atingiram 19,7 mil milhões de dólares (17,3 mil milhões de euros).

Mercados

Dia misto nas bolsas antecede contas das tecnológicas e PIB dos Estados Unidos

A sessão de terça-feira foi pautada pela indecisão nas bolsas, em plena época de resultados. Esta quarta-feira é dia de números importantes, como é o caso do PIB da Alemanha e dos Estados Unidos, a par dos resultados da Microsoft e da Meta no primeiro trimestre.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta quarta-feira

INE apresenta a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais e números da inflação em abril.

Opinião

As disrupções mais transformadoras são silenciosas

A verdadeira inovação orientada por missões, o verdadeiro progresso exige um compromisso de longo prazo e coragem para investir naquilo que ainda não é popular.

A empresa sou eu

Qualquer empresa deve instituir desde cedo procedimentos de supervisão para garantir estruturas adequadas no relacionamento entre propriedade, controlo e administração.

As fraturas do sistema financeiro

O desafio trumpista à ortodoxia económica não é apenas sobre tarifas ou taxas de juros. É sobre quem governa a economia: representantes eleitos ou burocratas não eleitos, mercados financeiros ou interesse público.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.