[weglot_switcher]
1259815
Em Foco

Trump? EDP investiu 20 mil milhões e Stilwell diz que EUA precisam de renováveis

Presidente da EDP disse que os EUA vão continuar a ser importantes para a empresa. “É um grande mercado, precisam de toda a energia disponível”, afirmou em Davos.

Atualidade

Arrow assina memorando de entendimento para comprar a Transfor

A Transfor tem 80 milhões de euros de volume de negócios e é especializada em três diferentes áreas: Construção, Carpintaria e Serralharia Industrial, Remodelação e Fit-Out de Interiores.

Centeno garante que há “rigor extremo” na gestão salarial do Banco de Portugal

Perante a polémica envolvendo Hélder Rosalino, o governador do Banco de Portugal afasta que haja salários “fora da tabela” e “discricionariedade salarial” no regulador, explicando que “não existe concurso” para a função de consultor da administração que é temporária.

Bruxelas aprova plano orçamental português. França e Itália pedem mais tempo para aplicar novas regras

O plano português foi um dos 21 aprovados, com o Conselho a deixar alguns reparos à forma de reporte e incoerências com o plano da Comissão, enquanto França e Itália tiveram ‘luz verde’ para prolongarem os ajustes necessários para sete anos, ao contrário dos quatro tomados como a norma.

Alemã Trade Republic multiplica clientes em Portugal à boleia dos juros altos

O banco alemão, que chegou a Portugal em 2022, multiplicou por 10 o número de clientes em comparação com o ano passado, afirmando que quer tornar-se “num dos principais bancos de retalho” no país. 

Perfil do novo CEO do SNS “não corresponde ao desejável”, diz Ordem dos Médicos

Salvaguardando que não deixará de colaborar com o novo CEO do SNS, como colaborou com os dois anteriores, o bastonário considera que Álvaro Santos Almeida “não é uma pessoa conhecida no setor porque não tem estado no terreno no SNS”.

Professor e ex-deputado. Quem é o novo CEO do SNS?

Álvaro Santos Almeida foi escolhido para liderar direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Para a Ordem dos Médicos, novo CEO do SNS tem um perfil demasiado académico e uma atividade partidária demasiado marcada. Antigo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, vê escolha do Governo como “mais uma tentativa”.

Salários vão subir 5% em 2025 no comércio e distribuição alimentar

Em causa está um valor médio, acordado entre a Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares (ADIPA) e o Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE). O vencimento base vai continuar acima do Salário Mínimo Nacional.

Governo conclui operações societárias de reestruturação da TAP e liquida última prestação de capital

Foram ultimados todos os procedimentos para preparar a reprivatização da empresa e transferidas para a TAP SA 100% das participações na Portugália, UCS e Cateringpor.

Da moda à saúde: Casal Vila Nova Carneiro ocupa o 44º lugar dos milionários portugueses

Segundo a Forbes, o casal surge no top 50 da lista dos milionários portugueses, com investimentos na área da moda (Tiffosi e Vilanova) e na área da saúde, com o grupo Trofa Saúde.

Luís Tavares Bravo: “Regras do jogo geopolítico mudaram com Donald Trump”

No dia em que Donald Trump toma posse, o economista Luís Tavares Bravo fala, em entrevista ao JE, sobre o impacto que a chegada à Casa Branca do líder republicano pode ter sobre na Europa. “Estima-se um impacto negativo no PIB europeu de até 1,1%. Isto pode mudar a forma como a Europa e os EUA se vão relacionar”, refere.

“Europa vai ser um joguete nas mãos dos EUA e China”. Ouça o “Maquiavel para Principiantes” com Rui Calafate

162º capítulo de “Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate.

Donald Trump deixa para trás a OMS e o Acordo de Paris

A dupla saída, que já tinha sido antecipada, coloca em risco os programas sanitários de emergência e pode enterrar definitivamente o acordo global para o clima – bastante mal-tratado pelos seus aderentes.

Bancos portugueses vão manter rentabilidade sólida em 2025, refere S&P

Os bancos manterão uma rentabilidade sólida em 2025, mesmo que seja inferior à de 2023-2024. As receitas devem diminuir, à medida que as margens de juros líquidas dos bancos se comprimem num contexto de taxas de juro mais baixas. Na sua análise, a S&P diz ainda que “poderia surgir um player de maior dimensão se o Novobanco fosse colocado à venda e adquirido por um concorrente nacional”.

Serviço da dívida externa de Moçambique cresceu 13% para 274 milhões em três meses

De acordo com o mais recente boletim da dívida pública, do Ministério das Finanças, naquele período o serviço da dívida cresceu para 283,92 milhões de dólares (274 milhões de euros), entre amortizações e juros.

Mercados

Trump continua a mexer com as bolsas, da energia aos automóveis

As praças europeias viveram um dia misto, com o discurso de Donald Trump na segunda-feira a marcar ainda as movimentações. Por cá, o PSI encerrou no ‘vermelho’, arrastado pelas energéticas.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

No dia de hoje, destaque para o Banco de Portugal (BdP), que vai avançar com dados atualizados do endividamento do setor não financeiro.

Opinião

República de Trumparia: da era dourada à bandeira em Marte

Igual a si próprio. Desafiou Deus e o mundo, inimigos internos e externos, vincando a velha relação conflituosa entre verdade e política sem perder de vista a retórica da sedução e do medo, mais expansionista e xenófoba que predominou no seu discurso perante uma maioria de convidados da extrema-direita mundial.

Um mundo novo(?)

A presidência de Trump não representa um mundo novo. É o regresso dos EUA ao isolacionismo, alheio a tudo o que se passa fora das suas fronteiras que não lhe traga benefícios imediatos.

O patriotismo encostado à parede

Em 2025, dificilmente existirá alucinação cosmopolita que consiga esconder o crescente clima de agitação social, política e cultural provocado pela imigração extra-europeia.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.