Mais de 65 anos depois, as palavras continuam tão vivas na memória que é como se as tivesse ouvido ontem. Até a voz do pai parece ainda soar-lhe no ouvido. “Já fiz mais por ti do que fizeram por mim. Vai à luta e conseguirás!”
José Manuel Fernandes tinha apenas 14 anos e terminara o curso Industrial (correspondente ao atual 9.º ano de escolaridade) quando começou a trabalhar numa empresa da indústria de bens de equipamento e transacionáveis. Neste primeiro emprego ganhou conhecimento prático, o que associado à cabeça de engenheiro com que nasceu e à confiança inabalável que tem em si mesmo o levaram a atingir alturas que o pai, provavelmente, não teria imaginado.
Anos mais tarde, o trabalhador-estudante licenciou-se em Engenharia Mecânica, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e na Trofa, perto do Porto, fundou a Frezite, multinacional especializada no fabrico de ferramentas de corte de alta precisão, que vendeu há dois anos. O nome do comprador foi decisivo nesse difícil passo.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com