[weglot_switcher]

PCP admite conversar sobre OE2022 sem “bota-abaixismo”, mas avisa que “não assina de cruz”

“O Governo e António Costa conhecem-nos. Nós não agimos por cálculos políticos, agimos em conformidade com a realidade, com os problemas”, afirmou Jerónimo de Sousa, em declarações aos jornalistas, à margem da manifestação do Dia do Trabalhador, organizada pela CGTP, em Lisboa.
  • Jerónimo de Sousa, durante o comício de encerramento da 44ª edição da Festa do Avante, que decorreu na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal
1 Maio 2021, 17h49

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, admitiu hoje conversar “sem bota-abaixismos” com o Governo PS sobre o Orçamento do Estado de 2022, mas avisou o primeiro-ministro, António Costa, que o partido “não assina de cruz”.

“O Governo e António Costa conhecem-nos. Nós não agimos por cálculos políticos, agimos em conformidade com a realidade, com os problemas”, afirmou Jerónimo de Sousa, em declarações aos jornalistas, à margem da manifestação do Dia do Trabalhador, organizada pela CGTP, em Lisboa, num comentário à entrevista do primeiro-ministro ao DN, JN e TSF, na qual afastou o cenário de crise política no Orçamento.

Logo a seguir, Jerónimo de Sousa afirmou que, na resposta à crise pandémica, “o Governo ficou muito aquém do que anunciava” e até do que está previsto no Orçamento do Estado de 2021.

Se o executivo do PS, que depende de acordos com os restantes partidos para a aprovação do Orçamento no parlamento, quiser dar resposta “aos anseios” dos manifestantes neste 1.º de Maio, então os comunistas admitem conversar “sem bota-abaixismos”.

“Procuraremos sempre que a vida fique melhor para quem trabalha, para quem tem uma pequena empresa”, disse, afirmando também que o PCP “não assina de cruz” um documento, o Orçamento do Estado, que ainda não conhece.

“Não peçam ao PCP que as coisas andem para trás”, disse ainda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.