[weglot_switcher]

Pedro Machado: “Portugal tem uma economia mais ágil, mais dinâmica, mais global”

No evento “Doing Business Angola”, que se realiza esta terça-feira e é organizado pelo JE e Forbes África Lusófona, o secretário de Estado do Turismo destacou a subida de três posições num ranking de competitividade e a ultrapassagem de Espanha. E defendeu o reforço de relações com países de língua oficial portuguesa.
Victor Machado
18 Junho 2024, 10h28

Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, destacou esta terça-feira as relações existentes entre Portugal e os países de língua oficial portuguesa.

“Portugal olha para a internacionalização como uma das portas para reforçar a sua capacidade de atrair novos investimentos, mas tambem reforçar relações com países de língua oficial portuguesa”, disse hoje Pedro Machado no evento Doing Business Angola 2024, organizada pelo Jornal Económico, que teve lugar em Lisboa.

Olhando para a economia nacional, destacou a 36ª posição obtida por Portugal no ranking IMD World Competitiveness Center (WCC), onde subiu três posições, atingindo a 36ª posição, e ultrapassando Espanha.

“Portugal melhorou nos seus indicadores de infraestruturas, desempenho económico, da sua eficiência empresarial, eficiência governativa, economia mais ágil, mais dinâmica, mais global”, afirmou o governante.

Analisando o turismo, destacou que em 2023 houve mais de 30 milhões de turistas em Portugal, que geraram 21 mil milhões de euros diretos de receitas, com 70 milhões de dormidas. “Um crescimento exponencial de 3,5% em 2023 em matéria de fluxo, e um aumento exponencial de receitas na ordem dos 10,3%. O turismo é um sector absolutamente estratégico para Portugal”, afirmou.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.