[weglot_switcher]

Pedro Santana Lopes confirma candidatura independente à Figueira da Foz

Movimento “Figueira a Primeira” divulgou tentativa de repetir triunfo das autárquicas de 1997, quando o então militante social-democrata terminou a hegemonia socialista na autarquia. Enfrentará agora o atual presidente, Carlos Monteiro, do PS, e o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, que avança pelo PSD.
  • santana_lopes_legislativas_voto
    Tiago Petinga/Lusa
9 Maio 2021, 21h45

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, que na sexta-feira mudou a residência para a Figueira da Foz, apresentou-se neste domingo como candidato à presidência dessa autarquia do distrito de Coimbra, exatamente 24 anos depois de o ter feito pela primeira vez.

“Cá estou. É uma decisão de enorme responsabilidade, num tempo difícil. Tenho estado a trabalhar, a estudar. Sempre disse que seria a Figueira da Foz e só a Figueira da Foz”, disse à Lusa Pedro Santana Lopes, que será candidato pelo movimento “Figueira a Primeira”.

Em 9 de maio de 1997, Santana Lopes anunciou a sua candidatura à Câmara da Figueira da Foz, que viria a conquistar então pelo PSD. Neste domingo, numa publicação no Facebook do movimento “Figueira a Primeira”, que pede o regresso do também antigo presidente da Câmara de Lisboa à liderança do município do litoral do distrito de Coimbra, surge a mensagem “No mesmo dia, à mesma hora, uns anos depois. Cá estou”.

“É uma decisão ponderada, de enorme responsabilidade. Tive vários convites para outras câmaras, mas cá estou na Figueira da Foz”, reforçou Santana Lopes à Lusa.

No Facebook do movimento, além da mensagem, surge uma imagem onde se pode ler “Figueira da Foz – Uma Ligação para a Vida – Autárquicas 2021” e ainda PSL, letras que identificam o antigo primeiro-ministro e ex-presidente do PSD.

Nesta página, com 4.000 seguidores, Pedro Santana Lopes tem-se mostrado muito ativo, com variadas publicações e fotografias da Figueira da Foz.

A Câmara da Figueira da Foz é liderada por Carlos Monteiro (PS), que se recandidata. O PS detém seis mandatos, enquanto o PSD detém três. Os sociais-democratas apresentam às eleições que serão realizadas em setembro ou  outubro o atual presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.