[weglot_switcher]

Petróleo dispara 4% influenciado pelo conflito entre Israel e o Hamas

Se o conflito escalar e colocar em rota de colisão Israel e o Irão (devido à ligação com o Hamas), o preço do petróleo pode chegar aos 150 dólares, alerta uma análise da Bloomberg.
China Stringer Network/Reuters
13 Outubro 2023, 13h43

O preço do petróleo está a disparar 4% esta sexta-feira, aproximando-se da barreira dos 90 dólares. Entre os fatores que explicam esta subida está o conflito entre Israel e o Hamas, sublinha o “El Economista“.

Mas o cenário pode ficar ainda mais instável. O “El Economista”, apoiando-se numa análise da Bloomberg, alerta que se existir uma “escalada brusca” neste conflito, colocando em rota de colisão Israel e o Irão (devido às ligações ao Hamas), os efeitos serão sentidos não só a nível do petróleo mas também na economia mundial.

A mesma publicação alerta, tendo por base a Bloomberg, que o preço do petróleo poderia chegar aos 150 dólares e o crescimento mundial cair cerca de 1,7%.

Esta sexta-feira, o brent está a subir 4,03% para os 89,47 dólares, enquanto o crude sobe 4,19% para os 86,38 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.