[weglot_switcher]
1264770
Em Foco

“Clubes são usados para branquear proventos de origem ilícita”, alerta coordenador da PJ

Luís Ribeiro, coordenador da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, explicou, no SIGA FITS Forum 2025, que decorreu em Lisboa, as dificuldades com que se deparam nas investigações que têm como alvo os clubes portugueses. FPF diz ao JE faz a recolha e verificação de informação dos investidores.

Atualidade

TikTok não está à venda, mas não faltam ofertas em cima da mesa

“A ByteDance não tem planos para vender o TikTok”. Rede social apagou-se e voltou a acender-se, mas tem agora menos de 75 dias para encontrar um comprador para o negócio nos Estados Unidos. Entre criadores de conteúdo e membros da administração, há fortes concorrentes a querer comprar o TikTok.

Ucrânia: Cobiça de Trump por minerais críticos volta a atacar

Trump quer minerais críticos da Ucrânia, mas a Rússia já reagiu. Alguns destas reservas ficam localizadas em áreas controladas pelo exército russo. Governo de Zelensky já tinha oferecido aos “seus parceiros estratégicos” um plano para a proteção e investimento nestes minerais. China domina produção e refinação mundial destes minerais.

Governo prepara iniciativa para repor acordo sobre leque salarial

Em Lisboa, a ministra do Trabalho revelou hoje que o Governo está a desenvolver uma iniciativa com o objetivo de “cumprir escrupulosamente” os acordos estabelecidos na Concertação Social, especialmente após a rejeição do leque salarial pela oposição.

Hernâni Dias: “Não informei o primeiro-ministro nem o ministro da criação das empresas”

Ex-secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território rejeita conflito de interesses e lamenta estar a ser julgado, não por aquilo que fez, mas pelo que se pensa que poderá vir a fazer no futuro. Ouvido no Parlamento, Hernâni Dias explicou que não viu necessidade de declarar as duas empresas.

João Massano é oficialmente candidato a Bastonário da Ordem dos Advogados

Sobe o mote de candidatura “Juntos Podemos Mais” o candidato da Lista R formalizou a sua candidatura hoje, às 17h30, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Diretor da UCAD diz que “Lei da Droga de 2023 vem legalizar o tráfico de forma encapotada”

“E o mais grave disto tudo é que o PS, na altura, mesmo contra o parecer do ICAD, contra o parecer da PJ, contra o parecer do Conselho Superior do Ministério Público, nós UCAD também fomos contra, mesmo com os técnicos, com a ciência a dizer que aquilo era mau, aprovou a lei”, diz o diretor da UCAD, Nélson Carvalho.

Deportações dos EUA: BE Açores pede respostas nas áreas sociais, saúde, educação e habitação

Em declarações ao Jornal Económico, o BE considera também fundamental fazer um aturado trabalho diplomático, conhecer o número de pessoas sem a sua situação regularizada e quantas têm origem nos Açores, e considera “preocupante” a “desvalorização deste potencial problema” por parte do Governo da República, bem como a ausência de informações às comunidades através dos seus representantes.

António Manuel Gonçalves do grupo TMG é o 36.º mais rico

O empresário lidera o legado industrial da família, o grupo TMG (Têxtil Manuel Gonçalves), fundado em 1937 por Manuel Gonçalves, que inicialmente se dedicava apenas ao setor têxtil. No entanto, atualmente divide-se também pela TMG Automotive, que se foca nos tecidos para estofos na indústria automóvel.

Mercado das obras públicas regista crescimento recorde em 2024

Segundo o “Barómetro das Obras Públicas” da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o montante dos concursos de empreitadas de obras públicas saltou de 6.048 milhões de euros em 2023 para 8.376 milhões de euros em 2024, estabelecendo um novo recorde desde o início da série em 2011.

França: ‘carrascos’ de Barnier parecem querer poupar Bayrou

Desta vez, a extrema-direita parece que não votará favoravelmente a moção de censura apresentada pela extrema-esquerda. Mas não quis dar nenhuma garantia disso, tendo preferido manter o tabu que acabará esta manha na Assembleia Nacional gaulesa.

Tutti-Frutti: MP pede perda de mandato para 13 autarcas. Medina e Cordeiro ilibados

Fernando Medina e Duarte Cordeiro listam-se entre os nomes ilibados no âmbito do processo que já levava quase uma década.

Novo crédito à habitação atinge recorde de 17,6 mil milhões em 2024 impulsionado pelo crédito jovem

O crédito à habitação aumentou 34% em 2024, graças ao crédito concedido a pessoas com menos de 35 anos, que representou 47% do montante de novos contratos para habitação própria permanente entre agosto e dezembro do ano passado.

Angola aprova empréstimo de 162,76 milhões para acelerar diversificação económica

Financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) será canalizado para a primeira fase do Programa de Apoio à Governança Económica e Resiliência do país, uma iniciativa de dois anos direcionada para o reforço da governança fiscal e o financiamento ao sector privado na agricultura.

40 anos, 923 golos, cinco bolas de ouro. E uma marca que vale 850 milhões de euros

A ternura dos quarenta faz-se com trabalho, dedicação, golos e o resultado disso são muitos milhões garantidos em quatro facetas que fazem com que Cristiano Ronaldo seja uma das maiores máquinas de fazer de dinheiro que o mundo já testemunhou.

Mercados

Mercados animam perante negociações sobre as tarifas de Trump

As negociações com Canadá e México resultaram no adiamento das tarifas, ao passo que a China dá sinais de querer negociar. Também a época de resultados trouxe boas indicações, nomeadamente na Ferrari e na Infineon.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quarta-feira

Ministério da Justiça e funcionários judiciais e oficiais de justiça vão debater eventuais atualizações salariais, bem como a recuperação do tempo de serviço congelado.

Opinião

Novos problemas, novos desafios

A afirmação da prevalência dos interesses americanos para criar tensões nas instituições de relações internacionais é um problema que os países da Europa têm de aceitar, e que conduz à necessidade de reinventar a União.

Sistema financeiro cruel

No caso das ‘Áfricas’, o ciclo cruel dos ratings de crédito injustamente baixos obriga a pagar juros significativamente mais altos que apenas agrava a dívida externa num reflexo de uma relação predatória.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.