[weglot_switcher]

Portuguesa UpHill recebe certificação europeia de dispositivo médico de classe IIA

A startup portuguesa criada por Eduardo Freire Rodrigues, a UpHill, trabalha software e recebeu no início deste ano a distinção equivalente a dispositivo médico, que lhe abre portas a novos mercados.
UpHill
DR/ Eduardo Freire Rodrigues
10 Fevereiro 2025, 10h21

A startup portuguesa UpHill recebeu, no início deste ano, a certificação que assemelha o seu software a um dispositivo médico de classe IIa. No fundo, e como nos explica o CEO Eduardo Freire Rodrigues, esta certificação ao produto da UpHill iguala-o a, “por exemplo, uma bomba de insulina”. “É o mesmo nível de exigência, que é bastante elevado e, inclusivamente, este tipo de certificações não podem ser obtidas ao nível nacional, só internacional”.

Esta distinção valida a fiabilidade e segurança da plataforma da UpHill, que já é implementada em mais de 40% das Unidades Locais de Saúde nacionais e ainda em hospitais privados. No ano passado, a revista Wired distinguiu a startup portuguesa como um dos melhores negócios do ano.

A startup já conseguiu captar mais de 12 milhões de euros desde a sua fundação, em 2015, sendo utilizado várias unidades hospitalares em Portugal e ainda em áreas distintas. Tem atualmente operação em Espanha e no Reino Unido.

Contudo, e com o crescimento da operação, a UpHill inaugura esta segunda-feira, 10 de fevereiro, um novo escritório com 1.000m², tendo ainda aberto de candidaturas, especialmente dedicados ao segmento de software e de inovação.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.