[weglot_switcher]

Posição de Costa sobre a TAP “é fuga às responsabilidades”, diz Luís Montenegro

O presidente do PSD respondeu às declarações do primeiro-ministro, em que António Costa considerou o email entre Hugo Mendes e Christine Ourmières-Widener como “gravíssimo”. Luís Montenegro diz que é mais grave que isso: “não é habilidade, é fuga às responsabilidades”.
10 Abril 2023, 11h22

O presidente do PSD, Luís Montenegro, considerou que a posição de Costa sobre atuação do ex-secretário Hugo Mendes na TAP representa uma “fuga às responsabilidades”.

“Só acha isto gravíssimo?? Então fazer reunião entre CEO, PS e Governo para preparar audição, ter ministro e ex-ministro a faltar à verdade, ser o Governo a preparar as respostas da TAP, isso é tudo normal?? Isto não é habilidade, é fuga às responsabilidades”, escreveu Montenegro numa publicação acompanhada da notícia sobre Costa considerar “gravíssima atuação de Hugo Mendes e teria obrigado à sua demissão na hora”.

Esta segunda-feira, o primeiro-ministro classificou, à agência Lusa, como “gravíssimo” o email que o ex-secretário de Estado Hugo Mendes enviou à presidente executiva da TAP sobre um alegado pedido de alteração de voo do Presidente da República.

Costa garantiu que “não conhecia” esse email e foi mais longe, dizendo que “se tivesse conhecido, teria obrigado o ministro [das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos] a demiti-lo, na hora”.

Os comentários do chefe do Governo sucedem as questões do deputado da IL, Bernardo Blanco, na comissão parlamentar de inquérito à TAP, quando questionou Christine Ourmières-Widener relativamente a uma troca de emails com o então secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Mendes, sobre uma eventual mudança de data de um voo que tinha como passageiro o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.