O grupo de aviação Air France-KLM informou esta terça-feira que obteve um prejuízo de 480 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, acima das previsões dos analistas e superior à perda de 337 milhões de euros em igual período do ano passado.
O resultado operacional da empresa de companhias aéreas também foi negativo – 489 milhões de euros – devido a elevadas compensações a clientes na transportadora neerlandesa KLM e pagamentos únicos a trabalhadores. Por outro lado, houve um aumento de 6,2% no número de passageiros transportados para 20,9 milhões.
“Conforme se previa, o nosso lucro operacional foi impactado por custos de interrupção e por um negócio de carga mais lento. No entanto, continuamos confiantes na nossa capacidade de atingir o nosso outlook de custos unitários para 2024 e estamos concentrados na execução do roteiro estratégico para cumprir os compromissos de médio prazo”, comentou o CEO do grupo.
“O nosso roadmap de sustentabilidade também está no caminho certo, com entregas contínuas de aeronaves de próxima geração e iniciativas de fornecimento de SAF (Sustainable Aviation Fuel). Finalmente, estamos a preparar-nos ativamente para uma temporada de verão promissora com os tão aguardados Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Paris”, afirmou ainda Benjamin Smith, numa mensagem publicada com o relatório financeiro.
As receitas do grupo que nasceu da fusão entre a Air France e a KLM em 2003 fixaram-se em 6,7 mil milhões de euros, o que significa um aumento de 5,1% comparativamente ao primeiro trimestre do ano passado
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com