[weglot_switcher]

Presidente da Assembleia da Madeira quer aumento das quotas de atum

O presidente da Assembleia da Madeira salientou que os pescadores da região, usam a chamada pesca artesanal que em “nada prejudica os ecossistemas marítimos. Há que ter em atenção este facto e não comparar a frota madeirense com outras grandes frotas de outras regiões e de outros países que, essas sim, dão cabo dos stocks de peixe dos mares europeus”. Para José Manuel Rodrigues é preciso “uma política específica” de pescas da União Europeia para as regiões ultraperiféricas, em particular para a Região Autónoma da Madeira.
16 Setembro 2024, 14h06

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, apelou aos Governo da Madeira e da República e também à União Europeia para reverem as quotas de capturas dos diversos tipos de atum na Região Autónoma, no sentido de que haja um aumento das quotas para que se ultrapasse as dificuldades económicas sentidos por armadores e pescadores da Madeira e do Porto Santo.

José Manuel Rodrigues salientou que recebeu as queixas dos armadores e pescadores, referindo que “este ano tiveram um ano muito difícil, uma vez que as quotas do atum foram esgotadas rapidamente”.

O presidente da Assembleia da Madeira salientou que os pescadores da região, do Caniçal e de Câmara de Lobos (do peixe-espada-preto), “usam a chamada pesca artesanal que em nada prejudica os ecossistemas marítimos. Portanto, há que ter em atenção este facto e não comparar a frota madeirense com outras grandes frotas de outras regiões e de outros países que, essas sim, dão cabo dos stocks de peixe dos mares europeus”.

Para José Manuel Rodrigues disse que é preciso “uma política específica” de pescas da União Europeia para as regiões ultraperiféricas, em particular para a Região Autónoma da Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.