Miguel Pedro Sousa Monteiro, presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde, foi o nome escolhido para exercer o cargo de diretor-geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A decisão foi tomada pelo Comité de Concertação Permanente da CPLP, constituída por um representante de cada um dos Estados-membros, entre as 516 candidaturas apresentadas a concurso público.
Com um mandato de três anos, que pode ser renovado por igual período, compete ao diretor-geral assegurar a gestão corrente, planeamento e execução financeira, preparação, coordenação e orientação das reuniões e projetos ativados pelo Secretariado Executivo da CPLP, sob a orientação da secretária executiva, neste caso a Embaixadora Maria de Fátima Jardim, que foi eleita para o biénio 2025-2027.
Miguel Monteiro sucede ao Embaixador são-tomense Armindo de Brito Fernandes, que completou dois mandatos.
“Este é um momento marcante não só a nível pessoal, mas também para Cabo Verde. Apesar de ir estar ao serviço da CPLP, acredito que é fundamental que mais cabo-verdianos possam assumir responsabilidades em instituições multilaterais e contribuir para o reforço da nossa presença no mundo”, lê-se numa publicação feita pelo novo diretor-geral da CPLP nas redes sociais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com