[weglot_switcher]

Produção industrial em Espanha cai 0,7% em março

A produção das fábricas espanholas caiu em relação ao mês passado, revertendo o avanço de fevereiro e marcando o primeiro recuo em cadeia deste ano. Em termos homólogos, o decréscimo foi de 1,2%.
8 Maio 2024, 12h29

A produção industrial em Espanha caiu 0,7% em cadeia em março, o que se traduz num recuo de 1,2% em termos homólogos, revertendo os ganhos do mês passado e registando mínimos de vários meses.

O indicador industrial homólogo mostra uma queda de 1,2% em março após uma subida de 1,3% (após uma revisão em alta) no mês anterior. Ainda assim, fevereiro foi o único mês nos últimos doze com uma produção industrial em crescente, contrastando com as leituras nulas de janeiro e novembro e com as quedas dos restantes meses.

Todas as categorias de bens mostraram recuos homólogos, ilustrando bem a abrangência do recuo na produção espanhola.

Já em cadeia, o indicador tem mostrado uma evolução mais errática, sendo difícil determinar uma tendência clara. O último ano viu seis leituras de crescimento e outras seis de recuos, sendo que apenas abril do ano passado registou uma variação com um valor absoluto superior a 1% (neste caso, um recuo de 1,7%).

Ainda assim, a queda de 0,7% em março reverte totalmente o avanço de igual magnitude no mês anterior, marcando ainda a primeira leitura em cadeia negativa este ano. Foi também o maior decréscimo na produção industrial espanhola desde abril do ano passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.