[weglot_switcher]

Produtores de vinho da região de Lisboa perdem 20% da produção com onda de calor

A CVR refere que a avaliação das perdas não está aidna concluída, mas que ascenderá a “centenas de milhares de euros, sobretudo em determinadas castas (como a Castelão) e vinhas mais novas”.
7 Agosto 2018, 13h40

Os produtores de vinho da região de Lisboa podem vir a perder entre 15% e 20% da produção, devido à onda de calor que atingiu Portugal nos últimos dias, informou a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), esta terça-feira, 7 de agosto.

Em comunicado, a CVR refere que a avaliação das perdas não está aidna concluída, mas que ascenderá a “centenas de milhares de euros, sobretudo em determinadas castas (como a Castelão) e vinhas mais novas”.

O último fim de semana, de 4 e 5 de agosto, foi, até à data, o mais quente do ano. As temperaturas subiram de forma acentuada a partir de 1 de agosto, o que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir avisos vermelhos em 11 dos 18 distritos de Portugal continental.

Durantes estes dias foram atingidos máximos históricos em várias estações meteorológicas, nomeadamente em Lisboa, que no sábado chegou aos 44 graus centígrados.

Ainda no sábado, as temperaturas estavam, às 17:00, acima dos 45 graus em 16 das 96 estações de medição de Portugal continental, segundo o IPMA.

O presidente da CVR Lisboa refere que a onda de calor prejudicará a quantidade, mas não a qualidade do vinho da região. “Acreditamos que esta situação afetará essencialmente a quantidade, mantendo-nos por outro lado absolutamente convictos de que o ano será de elevadíssima qualidade em toda a região”, adianta Bernardo Gouvêa.

A CVR Lisboa refere que fará, até 15 de agosto, “em conjunto com as associações de viticultores da região e outras entidades, uma avaliação mais precisa e final do total de perdas em produção e em valor”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.