Se as eleições legislativas fossem esta terça-feira o Partido Socialista (PS) venceria mas sem maioria absoluta, apontam duas novas sondagens: a da Pitagórica para a TVI, “Jornal de Notícias” e rádio TSF e a da Universidade Católica Portuguesa para a RTP e jornal “Público”. De acordo com as duas análises às intenções de voto dos portugueses, o PS e o Partido Social-Democrata (PSD) estão separados por cerca de sete pontos percentuais.
De acordo com o estudo de opinião da Pitagórica (com base em 150 entrevistas realizadas entre os dias 27 a 30 de setembro de 2019), o PS recuperou três décimas, para os 35,6%, e o PSD deslizou igualmente três décimas, para os 28,6%. Segundo a sondagem da Católica/Cesop (elaborada entre os dias 26 e 29 de setembro através de 3.226 inquéritos), o PS arrecada neste momento 37% das intenções de voto e o PSD 30%.
O Bloco de Esquerda (BE) atinge os 9,5% na sondagem da Pitagórica/TVI e os 10% na da Católica/RTP. Já a CDU fixa-se nos 7,8% (para a Pitagórica/TVI) e nos 6% (Católica/RTP). O CDS-PP tem agora 4,3% (Pitagórica/TVI) e 5% (Católica/RTP), ao passo que o PAN recua para os 2,9% (Pitagórica/TVI) e para os 3% (Católica RTP).
Quantos aos partidos sem assento parlamentar, na sondagem da Pitagórica é o Livre que recolhe mais intenções de voto (1,5%), depois o Chega (1,3%) e a seguir o Aliança e o Iniciativa Liberal (1,1%). Já na Católica esses quatro têm todos 1%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com