[weglot_switcher]

Putin agradece aos russos pela “confiança” após vitória nas eleições da Rússia

“Quero dirigir-me aos cidadãos da Rússia, para agradecer pela confiança, queridos amigos”, disse o presidente russo na sequência de o partido do Kremlin, Rússia Unida, ter ganho as legislativas no país.
  • Vladimir Putin
20 Setembro 2021, 17h01

O presidente russo, Vladimir Putin, agradeceu, esta segunda-feira, aos russos pela confiança depois de o partido Rússia Unida, que o apoia, ter conquistado maioria parlamentar nas eleições legislativas – que os opositores dizem ter sido marcada por fraude em grande escala.

“Palavras especiais de agradecimento, é claro. Quero dirigir-me aos cidadãos da Rússia, para agradecer pela confiança, queridos amigos”, disse Putin à televisão estatal citada pela “Reuters”.

Com apenas 85% dos votos contados, a Comissão Eleitoral Central afirmou que o partido de Putin somava quase 50% dos votos, tendo o seu rival mais próximo, o Partido Comunista, obtido menos de 20%. Como tal, Putin mantém maioria parlamentar. Apesar da vitória, o partido está a ser fortemente criticado pelos adversários, que alegam ter existido fraude generalizada nas eleições.

De recordar que os aliados do político e ativista Alex Navalny foram impedidos de concorrer devido a novas leis e alguns dos apoiantes do maior crítico do Kremlin foram detidos, tendo sido registados mais de 400 presos políticos.

Putin governa a Rússia desde a renúncia de Boris Iéltsin, em 1999. O seu mandato tem sido marcado por profundas reformas políticas e económicas, pelo estadismo e pelas tensões com os Estados Unidos e Europa Ocidental. Atualmente, o Rússia Unida detém quase três quartos das 450 cadeiras do parlamento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.