[weglot_switcher]

“Quanto mais depressa melhor”: Marcelo admite que se conheça novo PGR ainda hoje

Sucessor de Lucília Gago pode ser conhecido ainda esta sexta-feira ou durante o fim-de-semana, admitiu Marcelo Rebelo de Sousa. Proposta deverá ser também comunicada a Pedro Nuno Santos por parte de Luís Montenegro.
Montenegro Marcelo
Estela Silva/Lusa
27 Setembro 2024, 11h04

Marcelo Rebelo de Sousa considera que o processo de nomeação do novo Procurador-Geral da República (PGR) deve ser resolvido o mais rápido possível e que o nome do substituto de Lucília Gago deve ser conhecido ainda esta sexta-feira ou no fim-de-semana.

“É expectável que o primeiro-ministro apareça com nomes. Se for um processo rápido, saberemos quem é o novo PGR ainda este fim-de-semana. Quanto mais depressa melhor, espero que seja um processo rápido”, realçou o Presidente da República em declarações aos jornalistas.

O chefe de Estado assumiu que tem um perfil delineado e que é provável que esse processo também envolva o atual líder da oposição: “Tenho um perfil na cabeça mas o que importa é a proposta do primeiro-ministro. Se a proposta de PGR devia ser consensualizada ou pelo menos comunicada? Aconteceu muitas vezes, talvez por isso a divulgação aconteça mais tarde”.

Lucília Gago está prestes a terminar o seu mandato de seis anos como procuradora-geral da República, iniciado em 12 de outubro de 2018.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.