[weglot_switcher]

Reclamações contra o SEF disparam 282% desde o início do ano no Portal da Queixa

De acordo com o Portal da Queixa, que em nota de imprensa reporta uma subida significativa do número de participações escritas contra esta entidade, a plataforma recebeu 562 queixas desde o início do ano, “sendo os constrangimentos sentidos com a autorização do título de residência emitida através do novo portal para cidadãos oriundos da CPLP a principal reclamação”.
20 Março 2023, 20h49

O número de reclamações contra o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) aumentou 282% em termos homólogos – sendo o período em análise de 1 de janeiro a 20 de março -, estando em causa uma média superior a 22 queixas por dia, com 447 reclamações.

De acordo com o Portal da Queixa, que em nota de imprensa reporta uma subida significativa do número de reclamações contra esta entidade, a plataforma recebeu 562 queixas desde o início do ano, “sendo os constrangimentos sentidos com a autorização do título de residência emitida através do novo portal do SEF para cidadãos oriundos da CPLP a principal reclamação”.

A análise efetuada pela plataforma abrange o período de 1 de janeiro a 20 de março, tendo sido apuradas 562 reclamações; no ano passado, o SEF foi visado em 910 queixas.

“Infelizmente, verificamos que as reclamações dos consumidores contra o SEF continuam a aumentar todos os anos na nossa plataforma. Aliás, o organismo é dos serviços públicos mais reclamados do MAI. E a falta de resposta do SEF às reclamações gera, inevitavelmente, uma reputação negativa do serviço, mesmo com o Portal da Queixa a oferecer – ao abrigo do nosso projeto de Responsabilidade Social -, todas as suas funcionalidades de forma gratuita para as entidades públicas, a fim de promover a confiança nos serviços públicos.”, detalha Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, citada no mesmo comunicado.

Constrangimentos aquando do processo de autorização de residência, sobretudo com a emissão digital do título, diz respeito à maior parte das queixas de 2023 (79%) e a indisponibilidade de agendamento presencial (6%) estão entre as principais razões que fundamentam as queixas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.