[weglot_switcher]

Regresso dos vistos gold divide proprietários e compradores

Inquérito da proptech Imovendo revela que 45,1% dos inquiridos concorda com o regresso desta medida, enquanto 41,2% discordam. Sobre o processo de compra e venda de casa, 32,1% culpam a falta de oferta e 21,2% apontam o financiamento como o principal problema.
13 Maio 2024, 12h34

O possível regresso do regime dos vistos gold, que o anterior governo excluiu em 2022 e que o atual Executivo pretende revogar, divide os mais de cinco mil inquiridos, entre proprietários e potenciais compradores do inquérito realizado pela proptech Imovendo.

O inquérito realizado entre 26 de abril e 8 de maio revela que 45,1% dos inquiridos concorda com o regresso desta medida, enquanto 41,2% discordam. Sobre o processo de compra e venda de casa, 32,1% culpam a falta de oferta, 21,2% apontam o financiamento como o principal problema e 13,5% o processo burocrático.

Por outro lado, 57,7% dos inquiridos acreditam que há mais procura do que oferta de casa, contrastando com os apenas 23,1%. Para quem vendeu casa no último ano, as condições financeiras foram o principal motivo para o terem feito, sendo que 13,9% fê-lo por mudanças familiares e 8,3% por motivos profissionais.

O facto da Comissão Europeia apontar que o preço das casas vai continuar a aumentar, é também um sentimento partilhado por 60,7% dos inquiridos neste inquérito.

Em relação ao perfil de compra casa, 49,1% dos inquiridos acredita que são investidores, 30,2% afirma serem famílias, 13,2% que são jovens trabalhadores e 7,5% estrangeiros.

Já sobre o ‘Mais Habitação’, 81,1% dos inquiridos defendem que o novo Governo deve não só rever este programa, como fazer dele uma prioridade.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.