A economia da Grã-Bretanha cresceu no quarto trimestre do ano passado. Os dados oficiais foram apresentados na sexta-feira, com a subida da atividade das agências de viagens e com o apoio estatal ao aumento da fatura da energia, ajudando o país a evitar cair em recessão. A notícia é avançada pela “Reuters”.
A produção económica (PIB) aumentou 0,1% em relação aos três meses anteriores, depois de ter diminuído 0,1% no terceiro trimestre, o que foi uma contração menor do que se pensava anteriormente.
O Instituto Nacional de Estatística (ONS) britânico tinha dito anteriormente que a economia não apresentava crescimento no quarto trimestre e que dois trimestres consecutivos de contração teriam representado uma recessão.
Apesar da melhora nos dados, a produção económica britânica permaneceu 0,6% abaixo do nível do final de 2019, e foi a única economia do G7 que não se recuperou da pandemia do Covid-19.
“A economia teve um desempenho um pouco mais forte na segunda metade do ano passado do que o estimado anteriormente, com dados posteriores mostrando telecomunicações, construção e indústria a revelarem dados melhores do que o esperado inicialmente”, segundo Darren Morgan, do ONS, citado pela “Reuters”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com