[weglot_switcher]

Reino Unido: Salário médio subiu 5,4% no segundo trimestre

Há a estimativa de que os salários vão apresentar uma desaceleração até ao final do próximo ano. Por sua vez, dados do desemprego apresentaram uma melhoria inesperada.
Reino Unido
13 Agosto 2024, 10h57

O salário médio semanal, excluindo bónus, subiu 5,4% no segundo trimestre no Reino Unido, mas ficou abaixo da subida de 5,8% verificada nos três meses que finalizaram em maio, e foi o maio baixo desde agosto de 2022, confirme indicam os dados do gabinete de estatística britânico.

Contudo, a taxa de desemprego desceu para os 4,2%, o valor mais baixo desde fevereiro, ficando abaixo dos 4,5% perspetivados por analistas da “Reuters”. Tratou-se de uma descida acentuada inesperada.

“A persistência de um forte crescimento dos salários também levanta preocupações sobre uma inflação mais rígida, o que pode levar o Banco de Inglaterra a manter-se cauteloso quanto a novos cortes nas taxas de juro”, disse a economista do Instituto Nacional de Investigação Económica e Social, Monica George Michail, citada pela “Reuters“.

O Banco de Inglaterra prevê que o crescimento dos salários do sector privado vai desacelerar para os 5% no último trimestre deste ano e para os 3% no final de 2025.

Em julho a ministra das Finanças britânica, Rachel Reeves, aprovou aumentos de salários de, pelo menos, 5% que incluíam o sector público.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.