[weglot_switcher]

Reino Unido: Salário médio subiu 5,4% no segundo trimestre

Há a estimativa de que os salários vão apresentar uma desaceleração até ao final do próximo ano. Por sua vez, dados do desemprego apresentaram uma melhoria inesperada.
13 Agosto 2024, 10h57

O salário médio semanal, excluindo bónus, subiu 5,4% no segundo trimestre no Reino Unido, mas ficou abaixo da subida de 5,8% verificada nos três meses que finalizaram em maio, e foi o maio baixo desde agosto de 2022, confirme indicam os dados do gabinete de estatística britânico.

Contudo, a taxa de desemprego desceu para os 4,2%, o valor mais baixo desde fevereiro, ficando abaixo dos 4,5% perspetivados por analistas da “Reuters”. Tratou-se de uma descida acentuada inesperada.

“A persistência de um forte crescimento dos salários também levanta preocupações sobre uma inflação mais rígida, o que pode levar o Banco de Inglaterra a manter-se cauteloso quanto a novos cortes nas taxas de juro”, disse a economista do Instituto Nacional de Investigação Económica e Social, Monica George Michail, citada pela “Reuters“.

O Banco de Inglaterra prevê que o crescimento dos salários do sector privado vai desacelerar para os 5% no último trimestre deste ano e para os 3% no final de 2025.

Em julho a ministra das Finanças britânica, Rachel Reeves, aprovou aumentos de salários de, pelo menos, 5% que incluíam o sector público.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.