[weglot_switcher]

Reitora da Católica: “Num mundo de dissidência e contradições, o Papa Francisco foi o derradeiro líder ético”

Isabel Capeloa Gil recorda o Papa Francisco, esta segunda-feira, salientando em nota de pesar que esperança foi não só o mote da sua vida, mas o seu legado, “uma mensagem particularmente relevante num mundo de dissidência e contradições”.
O Papa Francisco reza a oração de vésperas com o Clero no Mosteiro dos Jerónimos, no segundo dia da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O encontro decorre entre os dias 1 e 6 de Agosto. Lisboa, 03 de Agosto de 2023. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR
21 Abril 2025, 15h49

A Universidade Católica Portuguesa manifesta profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. “A sua partida deixa uma dor profunda nos crentes e em todos aqueles que encontraram nas suas palavras, gestos e ações um testemunho luminoso de humildade, generosidade, proximidade e esperança”, salienta a nota enviada à nossa redação esta segunda-feira, 21 de abril.

Isabel Capeloa Gil, reitora da Católica, salienta que esperança foi não só o mote da vida de Francisco, mas o seu legado – “uma mensagem particularmente relevante num mundo de dissidência e contradições, onde o Papa Francisco foi o derradeiro líder ético”.

«Recordamos – escreve Isabel Capelo Gil – com particular emoção a visita de Sua Santidade à nossa Universidade, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em agosto de 2023. Foi um momento inesquecível e profundamente marcante para toda a comunidade académica. Nesse encontro, o Papa Francisco apelou à coragem do pensamento livre e ao compromisso com uma ecologia integral, desafiando os jovens a lutar contra a complacência e o medo …tende a coragem de substituir os medos pelos sonhos: não sejais administradores de medos, mas empreendedores de sonhos.

« Nesta ocasião, em que todos fomos peregrinos, a Universidade Católica foi interpelada a contribuir para um mundo mais justo, mais humano, mais solidário. O Papa Francisco encorajou-nos a sermos “poetas sociais”, capazes de imaginar e construir, com liberdade e criatividade, alternativas que transformem a realidade e exortou-nos a conjugar a excelência académica com o compromisso ético e social. É justamente este espírito que está presente em duas iniciativas que lhe são dedicadas: o Fundo Papa Francisco para apoio a estudantes refugiados e migrantes e a Cátedra Economia de Francisco e Clara.

«Neste momento de luto, reafirmamos o nosso compromisso com o legado do Papa Francisco. Que a sua vida, dedicada ao serviço dos mais pobres, ao diálogo inter-religioso, à justiça climática e à cultura do encontro, continue a inspirar o nosso caminho como Universidade Católica. Que o seu testemunho de ternura e firmeza, de simplicidade e sabedoria, nos ajude a ser, como ele pediu, “artesãos do futuro”.

«Rezamos pelo eterno descanso de Sua Santidade e confiamos à sua intercessão o futuro da juventude e da missão educativa que nos foi confiada”.»

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.