[weglot_switcher]

Habitação: Rendas vão ficar congeladas em 2021

É a primeira vez desde 2015 que o coeficiente de atualização das rendas prevê que estas fiquem congeladas, dada a variação média negativa em agosto do Índice dos Preços no Consumidor dos últimos 12 meses
10 Setembro 2020, 16h00

As rendas não irão subir em 2021. Dada a fórmula de cálculo do coeficiente de atualização das rendas, que depende da inflação registada no ano anterior, pode-se já constatar que os valores ficarão congelados no próximo ano, depois de se registar uma taxa média de variação dos preços quase nula.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, a variação média do Índice de Preços no Consumidor (IPC) excluindo habitação nos últimos 12 meses foi de -0,03% em agosto.

A fórmula do coeficiente de atualização das rendas para contratos celebrados depois de 1990 prevê que estas sejam atualizadas de acordo com a taxa de inflação, que é calculada com base na variação média do IPC excluindo habitação.

Com o valor registado no mês de agosto, o período em que é apurada a taxa relevante para este cálculo, a legislação em vigor supõe que não haja lugar a subida nos valores.

O valor oficial do coeficiente terá agora de ser publicado em Diário da República até ao prazo previsto de 30 de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.